EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA

Trabalhos de Conclusão

ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEIÇÃOO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NO BRASIL: A INSTAURAÇÃO E A EXTENSÃO DE UM ESTILO DE PENSAMENTO NA DIDÁTICA DAS CIÊNCIASDoutoradoLEONIR LORENZETTI
IONE INES PINSSON SLONGO
Arquivo não depositado
ALINE LUBYIA MOBILIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO LÚDICO: UMA CAÇA AO TESOURO PARA LICENCIANDOS EM QUÍMICAMestradoEVERTON BEDIN
MARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTO
DISSERTAÇÃO
ANA FABÍOLA PERES NASCIMENTO DE SOUZAPERCEPÇÕES DE DOCENTES DE CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL DO AMAZONAS SOBRE AS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E OS LABORATÓRIOS DE ENSINOMestradoMARCELO VALERIOArquivo não depositado
ANNA CLAUDIA AMARAL JULIACEEDUCAÇÃO EM MUSEUS DE CIÊNCIAS E SUSTENTABILIDADE: PROPOSIÇÃO DE INDICADORES SOCIOCULTURAIS PARA A ANÁLISE DE EXPOSIÇÕESDoutoradoCAMILA SILVEIRA DA SILVAArquivo não depositado
BEATRIZ BORBA GUERGOLETA IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS NA APRENDIZAGEM DISCENTEMestradoELISANGELA DE CAMPOSArquivo não depositado
DANYELLE HOROBINSKI SOARESLABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA: O QUE OS PROFESSORES PENSAM NO ENSINO-APRENDIZAGEMMestradoELISANGELA DE CAMPOSArquivo não depositado
DIEGO NONATO BASTOS DIASAS PRÁXIS FREIREANAS DE PREVENÇÃO DA AIDS NO LIVRO “ESTAÇÃO CARANDIRU” NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE CIÊNCIASMestradoROBERTO GONÇALVES BARBOSAArquivo não depositado
FABRÍCIO RODRIGUES ALVESTECENDO RELATOS E TRAJETÓRIAS DE UMA FAMÍLIA DE MULHERES COSTUREIRAS QUE PRECISARAM APRENDER A COSTURARMestradoELENILTON VIEIRA GODOYArquivo não depositado
GABRIELA ALLEINA ESCRITA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS DE ALGUNS PROTAGONISTASDoutoradoEMERSON ROLKOUSKIArquivo não depositado
JOCIMARA ANDRADE DE LARAEDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO ESTRATÉGIA DE LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA EXPRIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 4º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALMestradoRUTH MARGARETH HOFMANNDISSERTAÇÃO
KATIA REGINA MARTINS PEREIRAAS INTERFACES ENTRE PSICOMOTRICIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURAMestradoRUTH MARGARETH HOFMANNArquivo não depositado
LUCIANE JATOBÁ PALMIERIA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO(A) PROFESSOR(A) EM DIÁLOGO COM A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE VISITAS A MUSEUS NA LICENCIATURA EM QUÍMICADoutoradoCAMILA SILVEIRA DA SILVAArquivo não depositado
LUCIMAR DONIZETE GUSMÃONão InformadoMestradoNão InformadoArquivo não depositado
MARLI DE ALMEIDA GIUSTIAS CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAISMestradoPRISCILA KABBAZ ALVES DA COSTAArquivo não depositado
MIKAELLY RAFAELA MARINIAKA CIÊNCIA FORENSE COMO OBJETO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIASMestradoTHAÍS RAFAELA HILGER
ETTIÈNE CORDEIRO GUÉRIOS
Arquivo não depositado
NADIR FERNANDES DOS SANTOSCURRÍCULOS  DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRESENÇA OU INVISIBILIDADE FEMININA?MestradoELENILTON VIEIRA GODOY
DÉBORA REIS PACHECO
Arquivo não depositado
SANDY APARECIDA PEREIRAANALÍTICA DA DECOLONIALIDADE EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ATRAVESSAMENTOS DA JUSTIÇA EPISTÊMICA: AS OITO TESESDoutoradoELENILTON VIEIRA GODOYArquivo não depositado
THAYSE GEANE IGLESIAS DA SILVAAVALIAÇÃO DO PROCESSO COMUNICACIONAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA O PÚBLICO INFANTIL NA EXPOSIÇÃO “1000 DIAS” DO MUSEU DA VIDA DE CURITIBADoutoradoEVERTON BEDIN
CAMILA SILVEIRA DA SILVA
TESE
THEO DE PAULA CABRALEDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO REFERENCIAL CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO PARANAENSEMestradoEVERTON BEDIN
MARCELO VALERIO
DIEISON PRESTES DA SILVEIRA
Arquivo não depositado
VIVIANE APARECIDA ASSUNÇÃO SIQUINELEEDUCAÇÃO FINANCEIRA, O QUE EU TENHO A VER COM ISSO? CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSMestradoRUTH MARGARETH HOFMANNArquivo não depositado

2024

AGNES LEVANDOWSKIDISCURSO, PRÁTICA E INTERAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPREENSIVA DAS DINÂMICAS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS EM AULAS PRÁTICAS E TRABALHO EM GRUPO NO ENSINO DE CIÊNCIASMestradoSERGIO CAMARGODISSERTAÇÃO
AMABELI TAYNARA KARACZUKMULHERES E PLANTAS MEDICINAIS: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA EDUCATIVA BASEADA NOS CONTEÚDOS CORDIAIS EM QUÍMICAMestradoROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA
ROBERTO GONÇALVES BARBOSA
BRUNA ADRIANE FARY
DISSERTAÇÃO
ANA DARILEY PETERS SABATKEA FORMAÇÃO DOCENTE EM ROBÓTICA EDUCACIONAL NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAMestradoPRISCILA KABBAZ ALVES DA COSTADISSERTAÇÃO
ANDERSON GOSMATTIUM ESTUDO DO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ANÁLISE PELA ATIVIDADE PEDAGÓGICA COM FUNDAMENTOS NA TEORIA DA ATIVIDADEDoutoradoMARIA LUCIA PANOSSIANTESE
BIANCA APARECIDA DA COSTA SANTOSPOSSIBILIDADES TEÓRICO-METODOLÓGICAS APRESENTADAS POR TESES PARA O DESENVOLVIMENTO DE DISCIPLINAS MATEMÁTICAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICAMestradoELISANGELA DE CAMPOSDISSERTAÇÃO
BIANCA NÓRA DA SILVEIRACONTRIBUIÇÕES PARA UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM PRÁTICAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS NA SALA DE AULAMestradoNEILA TONIN AGRANIONIHDISSERTAÇÃO
BRUNO AUGUSTO TEILORCONSTITUINDO UMA MATRIZ EPISTEMOLÓGICCA PARA O CONCEITO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DE CONSTRUÇÃO DO PERFIL CONCEITUAL DoutoradoTANIA TERESINHA BRUNS ZIMERTESE
CARLA KRUPCZAKCOMPREENSÕES SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DAS CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: UM ESTUDO EM UMA ESCOLA NO SUL DO BRASILDoutoradoJOANEZ APARECIDA AIRESTESE
CINTHIA RAQUEL DE SOUZACIENTISTAS NEGRAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS: (RE)EXISTÊNCIADoutoradoELENILTON VIEIRA GODOYTESE
CLAUDIA CELESTE SCHUINDT RECANELLOPRÁTICA EDUCATIVA MUSEAL INCLUSIVA: UMA CONCEITUAÇÃO A PARTIR DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICASDoutoradoCAMILA SILVEIRA DA SILVATESE
CLAUDIA MARIA WITTA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DA DISCIPLINA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: PROPOSIÇÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E TEORIA DA ATIVIDADEDoutoradoMARIA LUCIA PANOSSIANTESE
DANIEL LARA SALCEDOANÁLISE DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS E TENDÊNCIAS NO BRASILMestradoEVERTON BEDINDISSERTAÇÃO
DANIELA HOSTINROLE PLAYING GAME ‘MOSQUITO EM FOCO’ COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA PARA O COMBATE A DENGUEMestradoEMERSON JOUCOSKI
RODRIGO ARANTES REIS
DISSERTAÇÃO
DIEISON PRESTES DA SILVEIRAA PROPOSIÇÃO DE INDICADORES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E TENDÊNCIASDoutoradoLEONIR LORENZETTITESE
DIOVANA BZUNEKPRÁTICAS DOCENTE COM ABORDAGEM EM GEOMETRIA PARA FOMENTAR A EMPATIA: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA PLANEJADA POR MEIO DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEMMestradoANDERSON ROGES TEIXEIRA GÓES
HELIZA COLAÇO GÓES
DISSERTAÇÃO
DOUGLAS GUERHART DOS SANTOSSOFTWARES E SIMULADORES EDUCACIONAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO ESTADO DO PARANÁ: MAPEANDO A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DE PROFESSORES/AS FORMADORESMestradoMARCELO VALERIODISSERTAÇÃO
EDUARDO RAFAEL ZIMDARSPROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM GRUPO DE ESTUDO DE AULA: REFLEXÕES CONSTITUÍDAS COM BASE EM UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICADoutoradoNEILA TONIN AGRANIONIH
TÂNIA BAIER
TESE
ELDA CRISTINA CARNEIRO DA SILVADA CÉLULA CLÁSSICA À CÉLULA MÍNIMA: UM ESTUDO FLECKIANO SOBRE ESTILOS DE PENSAMENTODoutoradoJOANEZ APARECIDA AIRESTESE
EMERSON DE OLIVEIRA SANTOSA VELOCIDADE DO SOM E A HARMONIA DAS AFINAÇÕES NOS INSTRUMENTOS MUSICAIS DE CORDASDoutoradoJOSÉ CARLOS CIFUENTESArquivo não depositado
FLAVIO TAJIMA BARBOSAESTILOS DE PENSAMENTO QUÍMICO: UM OLHAR FLECKIANO SOBRE OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRADoutoradoJOANEZ APARECIDA AIRESTESE
FRANCELINE LUIZA RIBEIROINTERPELAÇÕES: EDUCAÇÕES MENORES MARCANDO A PELE DE UMA ESCOLAMestradoKÁTIA MARIA KASPERDISSERTAÇÃO
GABRIELA FERREIRAH2MULHER: TRAJETÓRIAS DAS PESQUISADORAS LAUREADAS PELO ‘PROGRAMA L’ORÉAL-UNESCO-ABC PARA MULHERES NA CIÊNCIA’ EM QUÍMICA NO BRASILMestradoCAMILA SILVEIRA DA SILVADISSERTAÇÃO
JAILSON RODRIGO PACHECOCAPITAL CIENTÍFICO E CIÊNCIA CIDADÃ – ANÁLISE DE UM PROJETO APLICADO À EDUCAÇÃO BÁSICADoutoradoRODRIGO ARANTES REIS
EMERSON JOUCOSKI
Arquivo não depositado
JEREMIAS FERREIRA DA COSTAO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM NOVO DESIGN DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA E MATEMÁTICADoutoradoSERGIO CAMARGOTESE
JUARÊS JOCOSKIPRÁTICAS COM MODELAGEM EM UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.DoutoradoNEILA TONIN AGRANIONIHTESE
KEITH GABRIELLA FLENIK MORAISREFLEXÕES SOBRE GÊNERO EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESMestradoELISANGELA DE CAMPOS
PAULA ROGÉRIA LIMA COUTO
DISSERTAÇÃO
LINUS ZIMMERMANN NETOIMERSÃO, FLUXO E JOGOS DIGITAIS: UMA ANÁLISE PERCEPTIVA DE JOGADORES SOBRE A RELAÇÃO DO ‘LEAGUE OF LEGENDS’ COM TEMAS CIENTÍFICOSMestradoMARIA DAS GRAÇAS CLEOPHAS PORTODISSERTAÇÃO
LUCAS EMERSON BUIARMAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIOMestradoSERGIO CAMARGODISSERTAÇÃO
MAITÊ THAINARA BARTHTRACEJOS CARTOGRÁFICOS EM TERRITÓRIO BILÍNGUE: PISTAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIASMestradoROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRA
FERNANDA LUIZA DE FARIA
DISSERTAÇÃO
POLLYANA ROSA DOS SANTOS MARTINS NÓBREGAQUANDO O EMPRESARIAMENTO ENTRA, A CIÊNCIA SAI: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS CURRICULARES DOS ESTADOS DO SUDESTE BRASILEIROMestradoROBERTO GONÇALVES BARBOSADISSERTAÇÃO
RAQUEL DE ABREU FOCHESATO QUIDIGNOCONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES MULTIDISCIPLINARESDoutoradoSERGIO CAMARGO
TANIA TERESINHA BRUNS ZIMER
TESE
RODRIGO BARCELOS LEFEBVREHIPEROBJETOS E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO ANTROPOCENO: UMA AUTOETNOGRAFIA DE HORIZON ZERO DAWNMestradoROBERTO DALMO VARALLO LIMA DE OLIVEIRADISSERTAÇÃO
VANESSA PATRÍCIA DOS SANTOSREPRESENTAÇÕES SOCIAIS ESTUDANTIS A RESPEITO DO BIOMA MATA ATLÂNTICA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICAMestradoTHAÍS RAFAELA HILGERDISSERTAÇÃO
VITOR LUIZ CAMPESE GONÇALVES DE ALMEIDA O ENSINO DE RADIOATIVIDADE A PARTIR DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVASMestradoEVERTON BEDIN
THAÍS RAFAELA HILGER
DISSERTAÇÃO
WILLIAN VALVERDERUMO A UMA TEORIA DA METAPEDAGOGIA: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS A PARTIR DE UMA EDUCAÇÃO POR MATEMÁTICASDoutoradoJOSÉ CARLOS CIFUENTESTESE

* ARQUIVO NÃO DEPOSITADO