Expressão Gráfica no Ensino
21 – "Resolução do Problema de Apolônio por meio da Inversão: Um roteiro de estudo para a formação de Professores em Geometria"
Aluna: Ana Cristina Corrêa Munaretto
Orientador: Paulo Henrique Siqueira
Defesa: junho de 2010
Resumo: Esta monografia apresenta um roteiro de estudo, direcionado a cursos superiores de Licenciatura em Matemática, visando melhorar a qualidade da formação dos futuros professores em Geometria. O resultado final deste trabalho é a solução do famoso Problema de Apolônio. Para resolvê-lo, desenvolve-se a Geometria Inversiva priorizando uma sequência didática que leva o leitor a participar do seu processo de construção. O texto orienta ainda, algumas construções em um ambiente computacional e, num estudo guiado, faz uso da Geometria Dinâmica para promover a experimentação e a descoberta de relações geométricas.
22 – "Visualizando, Representando e Entendendo Conceitos dos Sólidos de Revolução no Ensino Médio"
Aluna: Marcia Regina Berbetz Conte
Orientadora: Deise Maria Bertholdi Costa
Defesa: junho de 2010
Resumo: O grande desafio hoje é fazer o aluno compreender o seu papel na sociedade como um agente ativo e transformador, tornando-se um ser observador e crítico. O presente trabalho descreve uma proposta teórica e prática para segunda ou a terceira série do Ensino Médio (conteúdo que depende da grade curricular de cada colégio), com o intuito de contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento racional dedutivo e o despertar através da prática a utilização do seu potencial criador, levando em consideração a importância da Matemática no seu cotidiano, tendo o educando, como protagonista, atuando de maneira crítica e inovadora perante as situações que forem sendo apresentadas, voltado para a descoberta de relações e propriedades necessárias que identifiquem elementos e conceitos geométricos para representar, planificar, bem como deduzir fórmulas para obtenção de superfície e volume a partir de exploração concreta dos sólidos e software de visualização. O intuito desta pesquisa é apresentar uma seqüência de atividades, por meio de resolução de problemas, numa abordagem qualitativa, visando investigar como esta seqüência pode contribuir para que alunos do Ensino Médio aprendam conceitos básicos da Geometria Espacial enquanto resgatam conceitos da Geometria Plana. Explora-se o estudo da Geometria Espacial e suas aplicações em diversas áreas do conhecimento. Neste estudo compila-se um referencial teórico à luz do sócio-construtivismo, que acreditamos proporcionar um trabalho de interação, dinamizando, assim, o ambiente de ensino-aprendizagem. Conclui-se que é possível o ensino-aprendizagem da Geometria Espacial, como foi proposto, articulando o conhecimento matemático com as demais áreas do saber científico.
23 – "O Uso do Origami como Recurso Didático no Ensino da Geometria na Educação Básica: Relato de uma experiência"
Aluna: Jussara Regina Saveli Knopik
Orientadora: Andrea Faria Andrade
Defesa: junho de 2010
Resumo: Na atual sociedade contemporânea não cabe mais modelos de ensino baseados apenas no tradicionalismo. A maioria dos conteúdos escolares na área de matemática ainda é ensinada utilizando-se apenas os recursos em sala de aula: quadro, giz e livro didático. No entanto, observamos que há uma crescente conscientização de se inovar em relação à forma do aprendizado dos alunos procurando relacionar a realidade social em que os sujeitos encontram-se inseridos com os conteúdos ministrados. A Modelagem Matemática apresenta uma proposta diferenciada de trabalho, podendo ser contextualizada através do uso de objetos ou mesmo de programas computacionais que possibilitem a visualização de forma diferenciada dos vários elementos que envolvam as temáticas desenvolvidas em sala de aula.
24 – "O ensino de elementos visuais com apoio prático computacional utilizando software livre"
Aluna: Janice Mariza Rodrigues
Orientadora: Adriana Vaz
Defesa: junho de 2010
Resumo: Este trabalho faz uma breve discussão sobre o ensino da Arte no Brasil após a LDB n° 9394/96 e sobre o uso dos Parâmetros Nacionais Curriculares e sua contribuição. Apresenta um breve histórico do uso das TICs na arte, a partir de vários autores que discutem a arte tecnológica. Discute e apresenta aspectos da fundamentação teórica da linguagem visual e sua importância no ensino de arte. Identifica quais os programas (ferramentas) usados para tratamento de imagem com condições para analisar os elementos da linguagem visual de acordo com a necessidade de se utilizar apenas software livre. Discute aspectos do resultado da prática com o programa (ferramentas) GIMP nas aulas de arte com alunos da 4ª série do ensino fundamental realizada na Escola Estadual Professora Maria Nicolas. Conclui de maneira positiva sobre a utilização de softwares como apoio às aulas de elementos da linguagem visual da arte para trabalhos realizados com alunos. Ressalta que se trata de um caso isolado e que se deve levar em conta a estrutura social e o público no qual a escola se insere sem generalizar o resultado para a rede pública de ensino.
25 – "A Geometria Dinâmica no ensino e aprendizado da classificação de paralelogramos e triângulos"
Aluna: Magali Vieira da Silva
Orientador: Anderson Roges Teixeira Góes
Defesa: junho de 2010
Resumo: Este trabalho relata pesquisa de ensino de classificação de polígonos em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental com uma metodologia diferenciada utilizando o software de Geometria Dinâmica (GD) o GeoGebra. A pesquisa considera que o mundo atual exige que a formação do cidadão tenha significado real e sintonize-o com uma visão de mundo diferente. Através dos resultados obtidos com a utilização de softwares de Geometria Dinâmica na disciplina de matemática nos faz acreditar que estamos na direção certa, pois almejamos uma educação diferente da que tivemos, uma vez que desejamos que nossos alunos utilizem suas inteligências para resolver e criar problemas, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem.
26 – "Possibilidades e limitações do uso das dobraduras para o ensino de geometria"
Aluna: Luciane Souza de Jesus Telles
Orientador: Emerson Rolkouski
Defesa: junho de 2010
Resumo: A presente pesquisa trata do uso de origami como possibilidade de aprendizagem dos conceitos geométricos básicos nas aulas de matemática. A dobradura é usada como um recurso metodológico, sendo mais uma alternativa para o professor ensinar geometria. Esta pesquisa foi aplicada com 61 alunos de duas turmas de sétima série do Ensino Fundamental numa escola da rede municipal de Araucária – Paraná, região Metropolitana de Curitiba. O objetivo desta pesquisa é proporcionar uma reflexão sobre o ensino de geometria por meio de atividades lúdicas, como a dobradura, de modo a contribuir na aprendizagem dos alunos nas aulas de matemática. Durante a pesquisa foram desenvolvidos encaminhamentos pedagógicos que mostram uma sequência de atividades com a mesma dobradura, neste caso a do cubo, trabalhando conteúdos de geometria tais como: polígonos, semelhanças e diferenças de figuras geométricas planas, simetria, perímetro, área e volume. De uma maneira geral, a sequência didática utilizada objetivou uma melhor compreensão dos conteúdos propostos e uma maior motivação aos alunos a participarem mais das aulas de matemática.
27 – "O conceito de Expressão Gráfica na escola Bauhaus"
Aluna: Margarete Schaffer
Orientador: Luiz Henrique Antunes Lopes
Defesa: junho de 2010
Resumo: No mundo das artes há uma relação entre arte, desenho e arquitetura, e através da história, esta relação vem coexistindo. Compreender esta relação suscita buscar retrospectivas que demonstrem as origens de alguns conceitos de arte, de design e de arquitetura que sejam esclarecedores. Com um breve comentário sobre as origens do desenho, passa-se do estilo Art Nouveau para o desenho do início do século XX, quando encontra-se a escola alemã Bauhaus. Percebem-se as influências das suas características na arte Moderna e suas referências para o mundo daquela época até os dias atuais. Na continuidade encontra-se a escola de Ulm e seus princípios. O objetivo geral da pesquisa é identificar o conceito de expressão gráfica na escola Bauhaus. A expressão formal bem elaborada de uma ideia demanda conhecimentos de desenho e visão espacial tridimensional. Assim, secundariamente, esta forma de expressão fundamental leva à necessidade de se avaliar a característica integradora de Arquitetura, Arte e Design na Escola Bauhaus, bem como demonstrar a presença de métodos de representação gráfica na concepção dos projetos.