Desenho aplicado ao Ensino da Expressão Gráfica
1 – "O processo de aprendizagem de Matemática no ensino médio"
Aluno: Luiz Antonio Cardoso
Orientadora: Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz
Defesa: 2003
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem vem passando por diversas reformulações durante a evolução do homem e, resgatar o ensino do desenho como instrumento no processo de aprendizagem de matemática no ensino médio, é a finalidade deste estudo. O propósito é aguçar suas habilidades de pensamento crítico e não de humilhar os alunos nem mostrar que estão errados, mas sim ajudá-los com esta reflexão, propor o uso de novos recursos para que a educação avance para novos caminhos, que deve ser uma constante no pensamento dos educadores, educandos e pais. O objetivo desta monografia e levar o leitor a uma reflexão profunda sobre as dificuldades pedagógicas dos dias de hoje. A busca desses novos caminhos proporciona que os educandos tenham a capacidade de construir seus conhecimentos de uma forma dialética, para rever o processo do ensino da geometria que ate pouco tempo era fundamentada no paradigma dominante (newtoniano), e principalmente propor uma nova metodologia, para a evolução do ser humano como único e responsável pela sua própria construção do conhecimento, procurando o desenvolvimento das ciências como um todo e em sintonia com as novas propostas pedagógicas.
2 – "Inserção do Desenho como recurso didático auxiliar no desenvolvimento da disciplina Biologia"
Aluno: Hélio Schimieguel
Orientadora: Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz
Defesa: 2003
Resumo: Este trabalho é o produto de estudos feitos a respeito do ensino da biologia, no caso das angiospermas. E sobre de que modo e com que incidência a utilização do desenho e de técnicas de estímulo visual podem fazer diferença no rendimento e no tempo de assimilação de conteúdos trabalhados na disciplina de ciências. Propõe uma reflexão sobre os métodos e técnicas de ensino usualmente utilizados e alternativas, de modo a aumentar a eficiência no rendimento escolar. Procura evidenciar a necessidade e as vantagens de métodos de ensino que incluam a visualização e a construção de desenhos. Partiu-se do pressuposto de que a representação das formas, possibilita a percepção das múltiplas variedades existentes e a assimilação dos conceitos e definições a estas variedades associados. Esse recurso facilita a aprendizagem mais do que a leitura feita pelo aluno ou da exposição por parte do professor, além de abordar a questão do vínculo entre o estudo das ciências naturais e da sua beleza, propondo caminhos metodológicos alternativos que garantam uma melhor compreensão do mundo vivo, nas suas diversas áreas do conhecimento.
3 – "A Expressão Gráfica aplicada na preparação para o tiro da Artilharia de Campanha"
Aluno: João Vanderlei da Silva Conceição
Orientadora: Simone da Silva Soria Medina
Defesa: 2003
Resumo: A Expressão Gráfica aplicada na preparação para o tiro da Artilharia de Campanha, tem o objetivo de mostrar esta arma do Exército Brasileiro, de apoio ao combate, como um campo de aplicação da Expressão Gráfica e ao mesmo tempo discutir a necessidade dos artilheiros estudarem conteúdos das disciplinas desta área, em seus cursos de formação. Para atingir este objetivo são mostrados os principais trabalhos realizados dentro dos setores diretamente ligados com a preparação do tiro que são: a Central de Tiro; o Observador Avançado; e a Linha de Fogo, mostrando aplicações gráficas em cada um deles. Conclui-se que a Expressão Gráfica se constitui em ferramenta fundamental na realização das atividades do artilheiro, sugerindo um programa de conteúdos gráficos que podem ser inseridos nas grades dos cursos de formação de Artilharia, com a finalidade de colaborar no aprendizado das disciplinas técnicas dessa arma e facilitar os trabalhos do artilheiro ao longo de sua carreira.
4 – "Utilização de novos recursos computacionais como ferramenta de apoio no ensino do Desenho"
Aluno: João Carlos Vela
Orientador: Fernando Laroca
Defesa: 2003
Resumo: Novas tecnologias estão surgindo todos os dias em todas as atividades, e o ensino do desenho não pode ficar para trás. Os profissionais arquitetos, engenheiros, designers e projetistas utilizam o desenho como recurso fundamental que lhes permite exteriorizar suas idéias e ao mesmo tempo compreender os projetos dos outros. Fica claro então que o desenho não é apenas mais uma forma de expressão, mas sim uma linguagem e como tal deve ser bem conhecida e principalmente muito bem ensinada. O objetivo deste trabalho não é apresentar um novo modelo de ensino, mas sugerir aos professores de desenho uma alternativa que possibilite uma melhor e mais eficiente forma de aprendizagem.
5 – "Formas de Representação Altimétrica da Superfície Topográfica"
Aluno: José Alves de Almeida
Orientadora: Simone da Silva Soria Medina
Defesa: 24 de janeiro de 2004
Resumo: O presente trabalho consiste em mostrar diferentes formas de representação da superfície física da Terra. Primeiramente faz-se uma revisão sobre superfícies, incluindo as geométricas e as topográficas. Na sequência mostra-se conceitos relativos à sistemas de projeção, como também algumas considerações a respeito de projeções cartográficas, visto que o trabalho mostra formas de representação do relevo terrestre, objetivo da ciência cartográfica. São então apresentadas algumas formas de representação altimétrica: curvas de nível, cores hipsométricas, relevo sombreado e modelo tridimensional digital, sendo então realizadas considerações a respeito destas formas de representação.
6 – "Os recursos da internet no processo de ensino aprendizagem da Geometria Descritiva"
Aluna: Lisiane Cristina Amplatz
Orientadora: Luzia Vidal de Souza Zamboni
Defesa: 24 de janeiro de 2004
Resumo: O estudo da Geometria Descritiva, atualmente não e muito valorizado, embora tenha grande importância, mas a maioria dos alunos ao estudá-la encontra grande dificuldade na visualização espacial. Esta por sua vez, pode estar centrada na ausência de conhecimentos anteriores, ou mesmo na insuficiência de materiais e métodos aplicados pelo professor em sala de aula, o que é indispensável para a sua apreensão. Devido a esses e outros fatores, muitas vezes se põe a culpa no aluno que não consegue enfim, estabelecer relação entre conteúdo e aplicabilidade. Ao deparar com a realidade dos alunos, que não possuem tais conhecimentos preliminares, os professores necessitam reestruturar as suas aulas, iniciando então dos princípios básicos da matéria. Por outro lado, as limitações das metodologias de ensino utilizadas, acabam por tornar a aprendizagem da Geometria Descritiva exaustiva e desestimulante, apesar de haver acesso às novas tendências e tecnologias para a educação. Uma maneira de estimular esse estudo pode ser partindo da analise de elementos tridimensionais, o que pode ser feito com o auxílio de técnicas computacionais, permitindo ao educando uma nova, diferente e atrativa maneira de estudar Geometria. Para tomar esse estudo agradável e 1ógico para o aluno, pretende-se utilizar ambientes virtuais que poderão auxiliar a visualização espacial do aluno. Além disso, convém saber que o computador pode ser um grande aliado no desenvolvimento de novos recursos didáticos, uma vez que este permite a individualização do ensino, adaptando assim o método às diferenças individuais. Portanto, se este item estiver bem sedimentado para o aluno, mais fácil será a aprendizagem.
7 – "O ensino de Desenho Geométrico nos cursos de Desenho Industrial de Curitiba"
Aluna: Érika Fusano
Orientador: Paulo Henrique Siqueira
Defesa: 24 de janeiro de 2004
Resumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa que tem por foco principal analisar quais conteúdos compõem a disciplina de Desenho Geométrico nos cursos de graduação em Desenho Industrial de quatro Universidades de Curitiba, que oferecem o referido curso: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Centro Universitário Positivo (UNICENP) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Procurou-se inicialmente, coletar ementas e programas da disciplina e realizar uma comparação entre as Universidades. Posteriormente, efetuou-se questionamentos aos professores da disciplina. A análise de ementas dos cursos trouxe uma questão a discutir: as diferenças de conteúdos entre Universidades. Através dos resultados obtidos da entrevista com professores, surgiram sugestões e comentários sobre metodologia e programas da disciplina, além de alternativas utilizadas por eles para um melhor rendimento das turmas. Na sequência, aplicou-se um questionário para os alunos das turmas de 1º ano das quatro Instituições. Os dados analisados das respostas dos questionários de alunos referem à receptividade e o comprometimento dos alunos quanto ao ensino e ao programa da disciplina. Uma sugestão de metodologia de ensino e de ementa da disciplina de Desenho Geométrico, bastante direcionada ao curso de Desenho Industrial, foi colocada neste trabalho, onde as aplicações e os conceitos da disciplina são demonstrados diretamente nos produtos.
8 – "Desenho Técnico <=> Engenharia Civil “Uma Proposta Metodológica"
Aluno: Anderson Roges Teixeira Góes
Orientadora: Cyntia Cristina Zaruch Calixto
Defesa: 30 de janeiro de 2004
Resumo: O desenho, como linguagem de comunicação, e utilizado desde a pré-história, onde os homens daquela época deixaram as chamadas pinturas rupestres. Assim vê-se a preocupação do homem em se comunicar, o que hoje e tão exigido de todos os profissionais. Com o Engenheiro Civil não é diferente, além de interpretar (ler) os desenhos, este precisa ao menos esboçá-los de forma correta e clara. O desenho não deve ser interpretado apenas por quem elaborou, mas sim a quem interessa, com isto surgiram as normas para desenho, que no Brasil são editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A disciplina de Desenho Técnico (também chamado de linguagem gráfica da engenharia e da arquitetura) nos Cursos de Engenharia Civil é ofertada sempre no primeiro ou segundo semestre, e sendo utilizada pelos acadêmicos ao longo do curso. Nesta disciplina o aluno conhecerá algumas normas para desenho além da elaboração de perspectivas. Este trabalho propõe e mostra algumas sugestões para o ensino desta disciplina, com temas relacionados à Construção Civil, uma vez que a nova concepção de ensino sugere que os temas abordados em sala de aula estejam próximos da realidade do aluno, no caso da Engenharia Civil, elementos que serão utilizados pelos futuros Engenheiros Civis.
9 – "Perspectiva cônica: estado da arte nos cursos de Desenho Industrial/Design em uma instituição de ensino publica – Universidade Federal do Paraná e em uma instituição de ensino privada – Universidade Tuiuti do Paraná"
Aluna: Ana Maria Neves Rosa
Orientadora: Zuleica Faria de Medeiros
Defesa: 30 de janeiro de 2004
Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi fazer uma pesquisa sobre o ensino da Perspectiva Cônica nos cursos de Desenho Industrial / Design. Saber como se ensina e como se aprende este assunto hoje. Quais são os recursos, as metodologias, as disciplinas em que está inserida. A fim de que pudesse ser feita uma comparação, foram escolhidas duas instituições para se fazer a pesquisa, sendo uma de ensino público – UFPR e outra de ensino particular – UTP. O Método de Pesquisa adotado foi investigativo, aplicando questionários para professores e alunos, com perguntas claras e objetivas, direcionadas ao tema deste trabalho. Após a analise das respostas e execução de gráficos, pode-se verificar várias questões de grande importância quanto à metodologia e a relação professor/aluno. Foi um trabalho gratificante, em nível de aprendizado, ampliando conhecimentos gerais, históricos, técnicos e educacionais. Sem dúvida é um trabalho que poderá ser estendido, com uma pesquisa envolvendo outros cursos e, até mesmo, o desenvolvimento de uma nova metodologia para o ensino da Perspectiva Cônica, desenvolvendo exercícios específicos para cada curso.
10 – "A importância do Autocad para os profissionais que atuam em empresas"
Aluna: Silvana Ferreira Pereira
Orientadoras: Cyntia Cristina Zaruch Calixto e Zuleica Faria de Medeiros
Defesa: 27 de março de 2004
Resumo: A utilização do desenho técnico nas empresas é de fundamental importância no desenvolvimento de novos produtos. Porém, a automação e inovações tecnológicas vêm praticamente obrigando as empresas a se atualizarem no que diz respeito ao desenvolvimento e agilização do trabalho, e um dos softwares que vem contribuindo neste sentido e é mais utilizado nesta área e o AutoCad. Esta ferramenta de auxílio é a mais procurada pelos setores de desenvolvimento de produtos das indústrias, e a falta de um software como este numa empresa pode provocar grandes prejuízos em questões de decisões em relação ao trabalho, na maior rapidez e na agilidade de entrega de seus produtos. Nesse sentido, o ensino do desenho técnico com este software nas empresas vem a contribuir para atender estas necessidades. Mas por vezes este ensino não é feito por pessoal qualificado e em local adequado. O presente trabalho visou investigar como e onde é feita esta qualificação aos funcionários e quais são os profissionais que ensinam este software em empresas.