Exatas UFPR

Programas de pós-graduação das exatas sobem na avaliação da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta semana o resultado da primeira fase da avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação do país. Dentre os cinco programas do Setor de Ciências Exatas, quatro aumentaram a nota na avaliação.

Educação em Ciências e Matemática subiu de 3 para 4, Informática e Matemática de 4 para 5 e Química de 6 para 7 — maior nota atribuída pela Capes. O programa de pós-graduação em Física manteve o bom resultado obtido em 2013, consolidando a nota 6.

Sobre a avaliação

A avaliação desenvolvida pela Capes é requisito para a permanência dos programas de pós-graduação no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os programas são divididos em 47 áreas de avaliação e recebem notas de 1 a 7. A avaliação é feita com base nos dados submetidos no portal da Capes no período anterior e define se o programa continuará funcionando pelos anos seguintes.

Próximas etapas

Os coordenadores podem realizar pedidos de reconsideração da avaliação de seus programas até 20 de outubro. A divulgação do resultado final está prevista para 20 de dezembro.

Para mais detalhes, consulte o site da avaliação quadrienal.