Curso de graduação em Estatística

Nome: Estatística

Título conferido: Bacharel em estatística

Departamento de vínculo: Estatística

Avaliação do Ministério da Educação (MEC):

• Conceito 2 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2009)
  • Conceito 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/2009)

Vagas oferecidas: 66 vagas anuais com entrada no primeiro semestre.

Duração: Média de 9 semestres ou 5 anos (mínimo 8 semestres – 4 anos – e máximo 12 semestres – 6 anos).

Turno: Noturno.

Currículo

Estruturado em 5 módulos que totalizam 3.000 horas.

1. Formação básica (1.590 horas): Disciplinas obrigatórias que fornecem base de matemática, computação, probabilidade, estatística e estatística computacional.
  2. Formação específica (540 horas): Disciplinas obrigatórias que aplicam os conhecimentos de base, principalmente nas áreas de bioestatística, controle de processos industriais e ciências atuariais.
  3. Formação complementar obrigatória (270 horas): Composta pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
  4. Formação complementar optativa (300 horas): Disciplinas optativas que permitem ao aluno aprofundar-se em subáreas de acordo com seus interesses e aptidões.
  5. Atividades formativas (300 horas):  Disciplinas eletivas, estágio não-obrigatório, monitoria, iniciação científica, extensão, educação à distância (EAD), representação acadêmica, Programa Especial de Treinamento (PET), Empresa Júnior, entre outros.

Possibilidades profissionais

O estatístico pode trabalhar em agências governamentais, institutos de pesquisa, empresas do setor financeiro e de tecnologia, grandes corporações e escritórios de consultoria. As possibilidades profissionais estão no setor financeiro, análise de processos industriais, criação de banco de dados, bioestatística, análise de perfil de consumidor e qualquer outro setor que envolva a coleta e análise de dados.

Atualmente, há uma grande demanda por estatísticos no mercado de trabalho. Portanto, é uma profissão bem remunerada. A expansão desta área se deve principalmente às grandes bases de dados, conhecidas como big data.

Perfil do egresso

O egresso é capaz de coletar, analisar e interpretar dados sobre fenômenos naturais, econômicos e sociais. Para isso, possui conhecimentos sólidos em estatística, matemática e computação. É capaz de:

• Produzir sínteses numéricas e gráficas dos dados, construindo índices, gráficos e tabelas;
  • Usar os modelos básicos de análise estatística, como os modelos de associação entre uma variável resposta e um conjunto de variáveis explicativas;
  • Sugerir mudanças no processo do fenômeno estudado, bem como nas políticas da instituição onde se estudou o problema.

Site institucional do curso

Página do curso no Guia do Estudante