Os Programas de Pós-Graduação (PPG) podem conceder bolsas para mestrandos, doutorandos e pesquisadores. As bolsas podem ser provenientes de agências públicas ou privadas de fomento à pesquisa. Os critérios de concessão das bolsas são de responsabilidade de cada PPG.
Conheça as principais agências públicas de fomento.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
A Capes é uma organização vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Para os mestrandos e doutorandos, a Capes oferece três programas de bolsas: Programa de Demanda Social (DS), Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) e Programa de Excelência Acadêmica (Proex) – destinado à manutenção de PPGs com conceito 6 ou 7.
Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná
É uma organização que busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Concede bolsas para mestrandos e doutorandos que participam de projetos de pesquisa conveniados.
Saiba mais no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPPG).
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
O (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). É responsável por fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Concede bolsas para mestrandos e doutorandos.