Conheça três iniciativas do Departamento de Matemática que comprovam que a matemática pode ser fascinante

Por Melora Moura

Se você gosta da área de exatas e quer conhecer um pouco mais sobre as iniciativas do Departamento de Matemática, chegou a hora de conhecer três (para participar antes de sair da escola!).

Sala de aula com diversas crianças e um jovem a frente do quadro negro

Atividade do Brincando de Matemático desenvolvida em julho de 2017. Foto: André Filgueira (Sucom UFPR)

Olimpíada Paranaense de Matemática – OPRM

O Departamento de Matemática desenvolve a Olimpíada Paranaense de Matemática. A OPRM é aplicada a nível estadual e abrange escolas públicas e particulares. Ela é dividida em três fases: a primeira com alunos do 6º e 7º ano, a segunda com alunos do 8º e 9º ano, e a terceira com alunos do ensino médio. E tem como objetivo encontrar talentos durante o ensino básico.

A olimpíada ocorre normalmente entre os meses de maio e junho. Nesse ano, ela foi realizada em maio e teve uma média de 1.400 alunos inscritos.

As inscrições são individuais (ou seja, os alunos interessados em participar devem se inscrever), mas o objetivo para os próximos anos segundo o chefe do departamento de matemática, José Carlos Corrêa Eidam, é inscrever todas as escolas.

Para mais informações sobre a OPRM, acompanhe o site http://www.mat.ufpr.br/oprm/.

Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo – Poti

Criados em 2010 pela Sociedade Brasileira de Matemática, os Polos de Treinamento têm como objetivo preparar alunos que venham a participar de olimpíadas de matemática nacionais e internacionais. E a UFPR tem um desses Polos, localizado junto ao curso de Matemática, no Centro Politécnico.

As aulas, assim como as olimpíadas, são separadas por níveis. O nível 1 atende alunos do 6º e 7º ano, o nível 2 do 8º e 9º ano e o nível 3 atende todos os alunos do ensino médio.

Os professores do Poti são graduandos bolsistas e voluntários do curso de Matemática da UFPR. Utilizam o material didático desenvolvido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), mas também têm a chance de desenvolver materiais didáticos complementares.

As aulas acontecem aos sábados e nelas são resolvidos alguns exercícios para que o aluno se sinta mais confortável e familiarizado com as atividades de olimpíadas de forma geral.

Para se inscrever, basta consultar o site do Poti, se inscrever no Polo Poti de Curitiba e aguardar confirmação por e-mail.

Brincando de Matemático

Durante as férias de julho, o departamento oferece aos estudantes do ensino médio a iniciativa Brincando de Matemático. Neste ano, o tema principal foi “Números: O Império Irracional”. Sendo assim, foram ofertadas palestras e atividades gratuitas relacionadas ao tema para alunos de ensino público e privado.

Essa é uma boa chance de conhecer mais sobre matemática, sobre o curso e as iniciativas do Departamento. Para aqueles que vão tentar o vestibular 2018, vale também como uma boa revisão e a oportunidade de conversar com veteranos sobre o curso, já que as aulas são ministradas pelos graduandos.

Para mais informações, acompanhe o site do Programa de Educação Tutorial da Matemática.