Professores discutem Período Especial e medidas de enfrentamento adotadas pelo Setor de Exatas em Assembleia Setorial

Professores, alunos e técnicos realizaram nesta sexta feira (17) uma Assembleia Setorial, por videoconferência, para discutir duas pautas: a contextualização e a análise da participação do Setor na oferta de disciplinas no Período Especial e a apresentação e a análise de medidas preventivas para um futuro retorno gradativo das atividades presenciais. Participaram cerca de 75 pessoas.

Em um primeiro momento, os chefes dos departamentos de Estatística, Química, Expressão Gráfica, Matemática, Física, Informática informaram quantas disciplinas estão ofertando e quantos professores aderiram ao período especial. Além disso, os professores manifestaram preocupações em relação às plataformas para as aulas e modos de armazenar as, além da preocupação da aprendizado do aluno.

Os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação também se manifestaram em relação às aulas remotas, já que muitos já tinham aderido a esse formato antes. A avaliação geral deles é que está agradando tanto alunos como professores. E também, que o ensino remoto permitiu algumas possibilidades novas, como participação externa em seminários.

Ações de enfrentamento adotadas pelo Setor de Exatas

A segunda parte da Assembleia abordou as medidas de enfrentamento que o Setor de Exatas tem realizado. Uma das ações é a aquisição de material, como filamentos para impressoras 3D para o Departamento de Expressão Gráfica, que tem atuado na produção de Protetores Faciais EPI, e a proposta de adquirir mesas digitalizadoras e câmeras para apoiar os professores na manutenção das aulas.

Além do que já pode ser feito para proteger as pessoas que precisam utilizar algum espaço, como os dispensers de álcool em gel no Departamento de Química, como reforçou Ana Luísa Lordello, vice-diretora do Setor de Exatas: “adequar para o recebimento dos alunos e professores que estão frequentando esses ambientes”.

E a partir de um Manual de Boas Práticas, desenvolvido em parceria com o Departamento de Enfermagem, a direção do Setor de Exatas tem estudado quais obras seriam necessárias para garantir um retorno seguro, como aberturas de janelas em laboratórios, entrada e saída seguras.

Além disso, foi discutido as ações e as pesquisas realizadas pelos departamentos como os modelos de previsão e a disponibilização de material. “Oportunidade para consolidar a universidade como produtora de conteúdo. Fomentar e investir nisso”, comenta Marcos Sunye, diretor do Setor de Exatas.