Projeto dos Programas de Pós-Graduação do Setor de Exatas ajuda alunos da graduação nas disciplinas de cálculo

O “Projeto de Programas de Pós-Graduação de Apoio ao Cálculo” é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) com vários programas de pós-graduação para auxiliar nas disciplinas de cálculo de vários cursos, a partir da produção e disponibilização de material digital, a utilização de ambientes virtuais e o acompanhamento mais próximo dos estudantes da graduação. O projeto está em fase inicial e, no momento, 14 alunos da pós-graduação estão envolvidos.

Fazem parte do projeto quatro programas de pós-graduação do Setor de Exatas, do Setor de Tecnologia e do Setor de Educação: o Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGM), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

O projeto começou a ser desenvolvido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância (CIPEAD), que disponibilizou soluções para a interação entre as modalidades presencial e remota. Segundo o professor Alexandre Trovon, do Departamento de Matemática: “O Projeto de Programas de Pós-Graduação de Apoio ao Cálculo veio de uma iniciativa da PRPPG em criar canais de comunicação entre a pós-graduação e a graduação”. Outro fator importante foi a identificação de disciplinas com alto índice de reprovação entre os alunos bolsistas do PROBEM pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), como a disciplina de cálculo, que apresentou altos índices.

O atendimento aos alunos será feito através de momentos síncronos e fóruns de discussão, que permitem que o pós-graduando identifique as dificuldades e produza material de apoio específico. O projeto trabalha com as disciplinas de Introdução ao Cálculo, Cálculo I e Cálculo II do Período Especial, que segundo a professora Elizabeth Karas, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Matemática, intensificou a necessidade da união dos programas: “o Período Especial será para os pós-graduandos um laboratório para identificação das principais dificuldades dos alunos da graduação”, explica.

É uma experiência de troca entre a graduação e a pós-graduação. De acordo com Willian Valverde, aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, o projeto permite dialogar com pessoas da área e experienciar conhecimentos da Educação: “Além do mais, seria uma oportunidade de ajudar e contribuir de alguma forma com o ensino público, retribuindo um pouco da minha formação”, comenta.

Juliana Gomes, aluna do Programa de Pós-Graduação em Matemática conta que é a oportunidade de vivenciar a sala de aula na expectativa do professor e que o projeto ainda aproxima a graduação: “Os alunos da graduação além do apoio na matéria, tem a oportunidade de consultar alguém que tá vivenciando uma pós e começar a pensar em, quem sabe, seguir neste caminho também”.

A proposta é que o projeto seja expandido em outras disciplinas: “A expectativa é que esse projeto tenha uma excelente repercussão entre os alunos de graduação e que em um futuro breve possamos contribuir inclusive com as escolas de Ensino Médio”, informa Karas.