Primeiro evento de transdisciplinaridade encerra com sucesso

Encerrou ontem (24/10) o I Colóquio do σετ – Grupo de Estudos Transdisciplinares depois de dois dias de evento.

O objetivo do encontro foi discutir o conceito da transdisciplinaridade e traçar estratégias para implantá-lo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao longo dos dias foram realizadas palestras, discussões e apresentações de projetos transdisciplinares da universidade.

Um dos convidados para compartilhar sua experiência na área foi o professor Estevam Barbosa de Las Casas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que atua nas áreas de Biomecânica e Mecânica Computacional.

O professor dirige o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), que surgiu em 1999 como um projeto experimental. Desde então, busca trabalhar com as intersecções de diversas disciplinas e especialidades.

O grupo

O σετ (leia-se set) surgiu em agosto de 2017 e agrega professores e técnicos-administrativos da UFPR interessados em promover a transdisciplinaridade. O nome é inspirado na palavra grega “σετ”, que significa grupo.
Com o tempo, a intenção é expandir o trabalho para fora da universidade e criar uma associação na área.

Mais informações: set@ufpr.br