Exatas UFPR

O SETOR DE EXATAS PARTICIPA DO PROGRAMA DE DISCIPLINAS TRANSVERSAIS DA PRPPG

O Programa de disciplina transversais tem por objetivo ampliar a oferta de disciplinas de caráter formativo ofertando disciplinas com conteúdos de interesse a vários programas de pós-graduação da UFPR, de modo a ampliar o leque de opções do discente, tudo isso aproveitando a experiências dos docentes em sua área de formação e domínio do conhecimento.
O Setor de Exatas é responsável pela oferta de duas disciplinas transversais no primeiro semestre de 2019,  Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica¹ sob a responsabilidade do Departamento de Estatística, e Research Data Management em Data Intensive Computing², do Departamento de Informática.

 

A disciplina de Métodos Estatísticos em Pesquisa Científica está sendo ofertada pela segunda vez. Segundo o professor Paulo Justiniano, responsável pela disciplina de estatística, “o que a gente procura nessa disciplina é passar uma visão panorâmica e intuitiva, que mostre como a estatística contribui para a aquisição de conhecimento e para dar sentido aos dados nas mais diversas áreas do conhecimento.” E acrescenta, “o foco é nos conceitos e aplicações e sem ênfase no detalhamento técnico, mas dsicutindo os conceitos de forma intuitiva, mostrando como a abordagem estatística contribui para diversas áreas da ciência”.
A disciplina  Research Data Management em Data Intensive Computing² vinculada ao DAAD Summer School 20193, será ministrada em inglês e é voltada para comunidade acadêmica com algum conhecimento em informática e para usuários de grande volume de dados e/ou criadores de conteúdo, podendo ser aplicado por graduados (mestrado e doutorado) em Ciência da Computação ou áreas afins.
 

Por Marcia Cristina Varella Ehrenfried

 

Serviço:

 1-Informações adicionais sobre disciplina de Estatística no link: http://www.prppg.ufpr.br/site/metodos-estatisticos-em-pesquisa-cientifica-2019-1/

2-Informações adicionais sobre a disciplina de Informática no link: http://www.prppg.ufpr.br/site/research-data-management-in-data-intensive-computing-2019-1/

3-Informações adicionais sobre o Summer School no link:

https://web.inf.ufpr.br/summerschool2019/