Projeto Honors na Matemática

O Projeto Honors, do Departamento de Matemática, é um programa que visa atender estudantes com excelente raciocínio lógico e curiosidade em turmas especialmente criadas para oferecer embasamento matemático aprofundado.

A seleção para a turma honors é feita sempre na primeira semana de aula de cada semestre, e são selecionados de 20 a 30 estudantes por turma.

O objetivo é estimular os estudantes que apreciam a beleza da matemática e querem obter uma base sólida para disciplinas mais avançadas de seus cursos.

A iniciativa do Departamento de Matemática conta com o apoio do Núcleo de Estudos e Práticas em Altas Habilidades (Nepahs). “O Projeto Honors é uma ação pedagógica conjunta, muito bem sucedida que visa apoiar professores e estudantes na inovadora iniciativa de desenvolver atividades de enriquecimento curricular na UFPR”, afirma a professora Laura Ceretta Moreira, coordenadora do Nepahs.

Ao identificar um estudante com grande potencial de aprendizagem, a UFPR faz acompanhamento adequado ao desenvolvimento psicoeducacional no processo de aprendizagem acadêmica, obtendo resultados como a sensação de pertencimento e maior tranquilidade, fatores considerados pelo Nepahs como fundamentais para que tais estudantes permaneçam nas universidades brasileiras pesquisando e produzindo conhecimento.

Em 2019/1, a disciplina de Cálculo I Honors, ministrada pela professora Maria Eugênia Martin, contempla todos os itens do programa da disciplina usual, porém com maior ênfase ao entendimento conceitual, desenvolvendo a habilidade de fazer cálculos.

Por Marcia Cristina Varella Ehrenfried

Serviço:

1-Para conhecer melhor a Turma Honors acesse: