Grupo de pesquisa do PPGQ têm artigo publicado em revista científica internacional

O Laboratório de Processos e Projetos Ambientais (LABPPAM), do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) do Setor de Ciências Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve o artigo “Effect of surface and porosity of biochar on water holding capacity aiming indirectly at preservation of the Amazon biome” (Efeito da superfície e porosidade de biochar na capacidade de retenção de água visando indiretamente a preservação do bioma Amazônico, em português) publicado no periódico Scientific Reports do grupo Nature.

Os autores do artigo são os pesquisadores do LABPPAM: a doutora Estela Mari da Cunha Cardoso Batista, a aluna do pós-doutorado Juliana Schultz, as doutorandas Tassya Thaiza da Silva Matos e Mayara Regina Fornari, e os professores Rilton Alves de Freitas e Antonio Salvio Mangrich. Além disso, são também autores o professor Bruno Szpoganicz e a aluna de doutorado Thuany Ferreira, da Universidade Federal de Santa Catarina.

O objetivo do artigo é explicar quais fatores influenciam no aumento da capacidade de retenção de água dos solos. Sendo assim, o trabalho caracteriza o biochar, que é um tipo de carvão obtido a partir de matérias orgânicas, como a casca de coco, e propõe como alternativa viável a aplicação dos biochars provenientes de resíduos da agricultura e da agroindústria para melhorar a capacidade de retenção de água dos solos do semiárido brasileiro.

A pesquisadora do LABPPAM, Estela Mari da Cunha Cardoso Batista, explica que o tema do artigo é importante devido os problemas socioambientais causados pelo acúmulo de resíduos agroindustriais e a falta de água que ameaça as regiões áridas e semiáridas. “O trabalho propõe o reaproveitamento destes resíduos para evitar a sua acumulação, contribuindo para o controle da poluição, proporcionando melhores condições de saúde pública e viabilizando a sustentabilidade do crescimento da produção agrícola”, relata.

Essa é a terceira vez que um artigo de um grupo de pesquisa do PPGQ é publicado na revista internacional. Segundo o professor do PPGQ, Antonio Salvio Mangrich, muitos pesquisadores desejam publicar um artigo no periódico. “Arriscamos mandar o artigo para eles e deu certo. Por ser acessível a muitos pesquisadores, independente da área que atuam, certamente será lido por todos os interessados no assunto”, conclui Mangrich.

O Programa de Pós-Graduação em Química recebeu, em 2017, nota máxima (7) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). Foi a maior nota atribuída entre os programas de pós-graduação do Setor de Ciências Exatas, o que garante ao PPGQ a excelência da formação de seus alunos e a inserção internacional. Confira aqui.

Por Maria Fernanda Mileski