Conheça duas iniciativas que mostram a Física na prática

Por Melora Moura

Se você gosta da área de exatas e quer conhecer um pouco mais sobre o Departamento de Física, chegou a hora de conhecer algumas iniciativas (para participar antes de sair da escola!).

Laboratório de Física com diversos equipamentos eletrônicos e magnéticos

O Fibra fica localizado no campus Centro Politécnico e conta com ampla infraestrutura para realização de experimentos. Foto: divulgação

Fibra – Física, Brincando e Aprendendo

O projeto, que já existe há mais  de 10 anos, tem como objetivo demonstrar e estimular o interesse pela Física através de experimentos.

Visitando o espaço, o aluno tem a chance de interagir e participar de experimentos cotidianos. Demonstrações que envolvem  atividades de mecânica, ondas de calor, magnetismo e óptica são algumas das atividades previstas. São assuntos abordados em salas de aula do ensino médio de maneira teórica e muitas vezes não vistos na prática.

Para quem vai tentar o vestibular este ano o Fibra, em parceria com a UFPR TV, fez uma série de vídeos que explicam de maneira didática experimentos e conceitos. Para dar “aquela” revisada antes da prova, acesse o conteúdo no site da UFPR TV.

Para conhecer mais  visite o site oficial do projeto e sua página no Facebook.

Astro – divulgação e observações em astronomia

Ao visitar o Fibra, também é possível conhecer outro projeto: Astro – divulgação e observação em astronomia.

Nesse projeto é possível observar modelos análogos ao Sistema Sola, as fases da Lua, as estações do ano e outros conteúdos. Os visitantes também têm acesso ao planetário, localizado no mesmo espaço, onde podem ser observadas imagens de constelações, galáxias, chuva de meteoros e outros fenômenos.

É uma oportunidade única de visualizar fenômenos astronômicos de perto.

As duas iniciativas estão conectadas e ocorrem no Centro Politécnico.

Para informações sobre agendamento entre em contato com o Departamento de Física pelos números (41) 3361-3092 ou (41)  3361-3418.

Visitas podem ser agendadas pelo e-mail fibraufpr@gmail.com ou fibra@fisica.ufpr.br.

Tagged on: , ,