Exatas UFPR

Professoras do Setor de Exatas produzem livro sobre mulheres cientistas no combate ao coronavírus

 

Professoras do Departamento de Química e Física publicaram o livreto “Mulheres nas Ciências: Coronavírus”, com a proposta  de valorizar o trabalho das mulheres na ciência, além de informar as pessoas sobre o coronavírus de forma lúdica. Ele é gratuito e pode ser baixado pela internet.

 

Com palavras cruzadas, caça-palavras e desenhos para colorir, o livro é indicado para todas as idades e pessoas interessadas. Segundo Clarice Amaral, uma das coautoras e professora do Departamento de Química, o objetivo é ajudar positivamente muitas famílias que estão em isolamento social com conhecimento de maneira lúdica: “A partir de um conteúdo leve, com atividades com diferentes níveis de dificuldade entreter e levar conhecimento a sociedade”, explica.

 

As cientistas que aparecem no livro têm se destacado nas pesquisas e no desenvolvimento de conhecimento do coronavírus, como a médica Ester Sabino, coordenadora do grupo Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Cadde), que sequenciou o genoma do novo coronavírus no Brasil. E também, Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz, que tem atuado no combate da pandemia, e a virologista americana Dra Kizzmekia Corbett, que pesquisa uma vacina contra o COVID-19. “Nós começamos a listar as mulheres cientistas que estavam se destacando na temática do novo coronavírus. A cada dia encontrávamos um novo nome forte e queríamos escrever sobre ela e sobre a contribuição dela no combate ao novo coronavírus”, fala Amaral.

 

(foto: divulgação/Blog: Meninas e Mulheres na Ciência UFPR)

 

A ideia surgiu a partir do projeto de extensão “Meninas e Mulheres na Ciência”, coordenado pela professora Camila Silveira, do Departamento de Química. Segundo Silveira, o coronavírus está sendo muito falado na mídia, mas existe ainda pouco conhecimento das pessoas, por isso o livro é uma ferramenta para divulgar a ciência e o trabalho das mulheres que muitas vezes é invisibilizado: “Nós queríamos valorizar as mulheres cientistas, que trabalharam ao longo da história e que estão trabalhando neste momento atual no combate a COVID-19 por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas”, comenta. 

 

O livro foi produzido de forma voluntária em três semanas por seis professoras do Setor de Ciências Exatas, Alessandra Souza Barbosa e Camilla Oliveira do Departamento de Física; Clarice D. B. Amaral,  Glaucia Pantano,  Tatiana R. G. Simões e Camila Silveira do Departamento de Química. “Então foi um trabalho elaborado por mulheres sobre mulheres cientistas e para todas as pessoas”, conta Silveira.

 

Além disso, as ilustrações foram feitas por Marcelo Jean Machado, aluno do curso de Física, e a revisão técnica foi realizada pelo biólogo Leonardo Gomes Vaz e da médica veterinária Altina Bruna de Souza Barbosa.

 

A publicação do livro no blog do projeto de extensão já atingiu mais de 9 mil visualizações e 3.500 compartilhamentos no Facebook. Alcançou o Brasil todo, além de outros nove países. Silveira fala que o retorno que elas têm recebido é muito positivo: “As pessoas estão dando retorno pra gente que a linguagem está acessível e pessoas que não são da comunidade acadêmica estão fazendo as atividades do livro, então isso nos deixa muito felizes”. Com o projeto de extensão “Meninas e Mulheres na Ciências”, as professoras possuem planos para produzir outros volumes. 

 

A próxima proposta é de conseguir imprimir 20.000 cópias do livro para distribuir entre as pessoas que não têm acesso ao computador, internet ou impressora. Isso está sendo discutindo entre as professoras com o Setor de Ciências Exatas e os Departamentos de Química e de Física.