Professor Emerson Rolkouski é destaque na série “Lead the Change”, da American Educational Research Association

O professor Emerson Rolkouski é coordenador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Foto: Unesp em Pauta

Em uma série de entrevistas que apresenta pesquisadores renomados em mudança educacional de todo o mundo, promovida pela American Educational Reasearch Association (Aera), um dos destaques é o professor Emerson Rolkouski, professor do  e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática . A série, chamada “Lead the Change”, tem por objetivo dar destaque para pesquisas e práticas promissoras e oferecer diferentes visões sobre mudança educacional.

“A diversidade faz do Brasil um país excelente e nos oferece desafios para ensinar todas as populações. Um dos nossos maiores desafios é a falta de um sistema nacional de formação de professores e, por consequência, uma desvalorização da profissão docente”, disse o professor em entrevista.

Ele abordou, principalmente, seu trabalho e experiência como coordenador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. “[…] Há oportunidades para que as políticas públicas promovam treinamento nacional de professores em grande escala, o que trabalha para aliviar as desigualdades de oportunidades entre algumas populações estudantis”, defende.

Para ler a entrevista completa em inglês, acesse aqui o arquivo .pdf.

Sobre o professor

Rolkouski possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Educação pela mesma instituição (2002) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006).

Professor da Educação Básica durante vários anos, atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná onde desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Educação Matemática.

American Educational Research Association

A American Educational Research Association (AERA), fundada em 1916, está preocupada com a melhoria do processo educacional, incentivando pesquisas acadêmicas relacionadas à educação e avaliação e promovendo a disseminação e aplicação prática dos resultados da pesquisa.