Professor Aldo Zarbin, do Departamento de Química, recebe título de Fellow da Royal Society of Chemistry

O professor Aldo J. G. Zarbin, do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná, foi nomeado Fellow da Royal Society of Chemistry. O título é concedido como reconhecimento à sua contribuição significativa para o desenvolvimento das ciências químicas. A indicação e nomeação foi feita pelo atual presidente da Royal Society of Chemistry, professor John Holman, da University of York.

O professor recebeu o prêmio em reconhecimento à suas contribuições para as ciências químicas. Foto: Camila Caetano / Reprodução

Na UFPR, o professor Aldo lidera o Grupo de Química de Materiais (GQM) e foi duas vezes coordenador do Programa de Pós-Graduação de Química. Também recebeu o reconhecimento Mérito Acadêmico em 2011, 2015 e 2016. Foi orientador da tese vencedora do Prêmio Capes de tese na área de Química em 2015 e é bolsista de produtividade nível 1B do CNPq.

O professor realizou seu pós-doutorado no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (1997-1998); possui doutorado (1997), mestrado (1993) e bacharelado (1990) em Química pela Universidade de Campinas (Unicamp). Atualmente, é presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono.

Por Giulia El Halabi Lavalle, com informações da Sociedade Brasileira de Química, da Royal Society of Chemistry e do Grupo de Química de Materiais