Exatas UFPR

Pesquisadores de Exatas recebem verba para compra de material para produção de máscaras com impressora 3D

 

Por meio do pedido do professor da Exatas, Wilson Alcântara Soares, e da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar), a UFPR recebeu uma verba de 191 mil e 532 reais para compra de material para impressão de máscaras 3D. A ação foi intermediada pela Dra. Margaret Matos de Carvalho, Procuradora Chefe do Ministério Público do Trabalho, e pelo Dr. André Lacerda, Procurador do Ministério Público do Trabalho, no Paraná. 

 

O dinheiro vem em um momento importante. Devido a pandemia do Coronavírus, o aumento do número de casos e a falta de material, diferentes Setores da UFPR têm iniciativas de produção de protetores faciais, por meio de impressoras 3D, como Exatas, Tecnologia, SEPT, Palotina, Sacod e Campus Jandaia do Sul. Segundo o professor Wilson Alcântara Soares, do Departamento de Física e um dos articuladores da solicitação, a justificativa do pedido é a compra de impressoras 3D, cortadora a laser e insumos para a produção: “A demanda é muito grande e tudo aponta para um aumento significativo da mesma. Foi feito um pedido justificando a necessidade da compra de material para dar continuidade e maiores condições de atendimento às nossas necessidades”. 

 

É uma verba institucional para atender a comunidade, em particular as instituições como o Hospital de Clínicas da UFPR e Hospital do Trabalhador, e o material será distribuído entre os Setores atuantes. “Em princípio o dinheiro é para atender a estrutura e logística do Grupo UFPR , rede combate COVID1”, explica Soares.