GRUPO DE PESQUISA HiPES É CONTEMPLADO EM PRIMEIRA ETAPA

O Cientista da Computação Marco Antonio Zanata Alves, professor do Departamento de Informática, foi um dos primeiros pesquisadores grantees anunciados pelo Instituto Serrapilheira. Os contemplados receberam nessa etapa R$ 100 mil de investimento e um novo financiamento para investir em seus projetos pelos próximos três anos, com flexibilidade no emprego de recursos. Na próxima etapa o apoio renovado poderá chegar até R$ 1 milhão, cada um.

O projeto Memórias inteligentes eficientes para computação intensiva de dados, desenvolvido pelo grupo de pesquisa HiPES ( High Performance and Efficient Systems) tem como objetivo da investigação unir a capacidade dos processadores, que conseguem efetuar diversas operações lógicas e aritméticas, à capacidade das memórias, que armazenam extensos volumes de dados. Buscando assim criar memórias inteligentes com essas duas funções, de modo a melhorar o desempenho da computação e reduzir o consumo de energia.

Segundo o Instituto Serrapilheira, os projetos apoiados buscam responder a grandes questões de suas áreas do conhecimento. Apoiando pesquisas ousadas, ainda envolvam algum risco, contudo procura dar liberdade demandada pela atividade científica, a fim de que os cientistas possam desenvolver seus projetos em longo prazo. O princípio do instituto é concentrar recursos em poucos projetos, mas com forte potencial em investigações que apostam no desenvolvimento de uma ciência internacionalmente competitiva.

“Queremos investir em mentes criativas e produtivas porque temos a convicção absoluta de que o conhecimento é um valor fundamental”, afirma o diretor-presidente do Serrapilheira, Hugo Aguilaniu.

Por Marcia Cristina Varella Ehrenfried

Serviço: