Conheça dois projetos de extensão do Departamento de Expressão Gráfica que atendem demandas da comunidade acadêmica e externa

Por: Melora Moura

Peças de Lego e robótica sobre a mesa, manual de montagem aberto e dois estudantes de costas explorando o material.

Estudantes exploram material didático de robótica. Foto: Samira Chami Neves/Sucom

O Departamento de Expressão Gráfica possibilita atuação em diversos tipos de indústrias, como: automobilísticas, aeronáuticas, mecânicas, de peças de metal, moveleiras, cosméticas, embalagens, produtos, arquitetura, construção civil e decoração. O diferencial do curso é a possibilidade de utilização de novas tecnologias para a representação de projetos digitais.

Existem dois projetos de extensão para que os graduandos possam colocar os conhecimentos apreendidos na sala de aula em prática.

Os caminhos da robótica

Esse projeto tem como objetivo pesquisar, desenvolver, implantar e implementar mecanismos que fortaleçam a aplicação da ciência e tecnologia a jovens e adultos na área de robótica educacional.

O projeto atende a comunidade interna e externa da universidade (alunos e professores do ensino fundamental, médio e superior bem como o público de modo geral).

O atendimento funciona no Setor de Educação, 1º andar do edifício Dom Pedro I, na Reitoria.

Laboratório de Modelagem e Prototipagem – Lamp

Suprir a demanda por modelagem tridimensional e computacional, além da prototipagem de qualquer elemento. Esse é o objetivo do Lamp, que atende a comunidade interna e externa da universidade (alunos e professores, empresas e instituições que precisem do serviço).

Assim o projeto permite que os graduandos apliquem os conhecimentos obtidos em sala de aula em situações reais, adquirindo experiência para o mercado de trabalho.

Serviço – Departamento de Expressão Gráfica da UFPR

Local: Centro Politécnico da UFPR