Exatas UFPR

AUDITÓRIO LOTADO EM PALESTRA COM PROF. RICARDO GALVÃO

 

Ricardo Galvão, professor Titular do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP, esteve no Setor de Ciências Exatas, em 26 de setembro, para apresentação da palestra “Monitoramento do desmatamento e degradação da Floresta Amazônica”.

 

O evento teve início e término com auditório lotado e foi transmitido ao vivo pela Internet, através do site do C3SL (Centro de Computação e Software Livre). Mais de 400 pessoas assisitiram a palestra online.

 

Prof. Ricardo apresentou dados sobre os desmatamentos na Floresta Amazônica e gráficos sobre a quantidade de floresta degradada através do tempo.

 

De acordo com Galvão, que também foi diretor do INPE até início de agosto de 2019, o INPE trabalha com os satélites de monitoramento das áreas da floresta para coleta de imagens. Depois os sistemas computacionais fazem uso de Inteligência Artificial e Redes Neurais para a geração de resultado dos dados coletados pelos satélites.

 

O professor vê com preoucupação a política federal atual, a qual questiona dados produzidos através da ciência. O ex-diretor do INPE defende a credibilidade das informações fornecidas para o governo e demonstrou, através de matéria publicada na mídia, que os dados produzidos pelo INPE foram também confirmados pela NASA para o mesmo período.

 

Ao final da apresentação o Prof. Ricardo foi longamente ovacionado pelo auditório lotado.

 

 

O eventou foi apoiado pelo Setor de Ciências Exatas e faz parte dos Seminário do Programa de Pós-Graduação em Física.

 

A palestra, na íntegra, está disponível em: cast.c3sl.ufpr.br