Primeira fase da Olimpíada Paranaense de Matemática tem recorde de participação

Cerca de 12 mil estudantes de todo o Paraná deverão participar da 1ª fase da Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM) 2018, que vai acontecer nesta sexta-feira (22). A OPRM é coordenada pela Universidade Federal do Paraná, na figura dos professores do Departamento de Matemática José Carlos Eidam, Diego Mano Otero e Hudson do Nascimento Lima.

Gratuita, a Olimpíada é aplicada com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares do estado. Ao todo, são 170 escolas de 69 municípios paranaenses que participam desta terceira edição. O número de inscritos deste ano é quase três vezes maior que em 2017, quando mais de 4 mil estudantes participaram da primeira fase da Olimpíada. Segundo o Chefe do Departamento de Matemática e um dos coordenadores da OPRM, professor José Carlos Eidam, esse aumento significativo se deve ao fato de que houve uma alteração na inscrição dos estudantes. Antes, elas eram realizadas pelos próprios alunos. A partir de 2018, essa responsabilidade ficou a cargo das escolas.

Além da participação das instituições de ensino, a OPRM conta também com o apoio do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, que fará a correção das provas da 2ª fase pelo sistema do NC, o mesmo usado no vestibular.

A prova

Os 12 mil estudantes que participam desta primeira fase vão realizar uma prova múltipla escolha com 20 questões. A OPRM conta com uma divisão em três níveis que levam em conta a escolaridade e a idade do aluno participante. Aqueles que obtiverem pontuação acima da nota de corte passam para a segunda fase, que será realizada no dia 1º de setembro.

A OPRM está em sua terceira edição e conta com uma articulação entre a UFPR e as escolas. “A Olimpíada está se viabilizando como um projeto institucional da universidade, e isto é o que queremos”, afirma José Carlos Eidam.
O resultado da 1ª fase e listagem de convocados para realizar a prova da 2ª fase será divulgado até o dia 13 de julho no site da OPRM. A cerimônia de premiação para os medalhistas está prevista para acontecer no mês de novembro.