SIMCAQ: SISTEMA DE SIMULAÇÃO DE CUSTO-ALUNO QUALIDADE DESENVOLVIDO EM PARCERIA ENTRE O C3SL E NuPE

Desenvolvido por pesquisadores do Centro de Computação Científica e Software Livre – C3SL e do  Núcleo de Políticas Educacionais – NuPE da UFPR, em conjunto com a Universidade Federal de Goiás, o SIMCAQ é uma plataforma que teve seu projeto inicial no final de 2016 e vem sendo desenvolvida desde então, realiza simulações sobre o CAQ (Custo Aluno Qualidade) usando dados abertos do Ministério da Educação, IBGE e Secretaria do Tesouro Nacional. O projeto foi financiado pelo Ministério da Educação. O sistema ficará disponível ao público a partir de final de junho.

O C3SL mantém cinco bolsistas no projeto. São da graduação, mestrado e doutorado, sendo que os da graduação contemplam os cursos de Ciência da Computação e Design.

A plataforma permite simular o montante anual para garantir qualidade, definido pelo CAQ. Consideram que para ofertar uma educação de qualidade, as escolas precisam, por exemplo, oferecer formação continuada aos professores, ter internet, banheiros, quadra de esportes, laboratórios e biblioteca. Precisam ainda ter dinheiro para pagar despesas com conta de luz, água entre outras.

Segundo o professor Thiago Alves, da Universidade Federal de Goiás, “o Estado deve financiar a educação para o povo brasileiro. A educação pública é questão de justiça social, de garantia de direitos”. Para ele, o CAQ, que nunca chegou a ser definido oficialmente, é importante porque “não se pode financiar a educação, sem saber quanto custa.”

O projeto “Simulador de Custo Aluno Qualidade (SimCAQ)” visa a disponibilização gratuita e via internet de um simulador para dar suporte ao processo de elaboração/adequação e monitoramento/avaliação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação. O objetivo é a articulação das metas educacionais locais com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) – Lei 13,005 de 25//06/2014 – e a previsão do montante de recursos financeiros necessários para a oferta da educação básica de qualidade no período dos planos.

O C3SL realiza pesquisas sobre integração e desempenho de grande quantidade de dados, o que gerou diferentes resultados utilizados na plataforma, como o Artigo HOTMapper: Historical Open Data Table Mapper. Estes resultados do sistema tem servido de referência para debater valores para investimento na educação básica.

Por Marcia Cristina Varella Ehrenfried

Serviço: