Setor de Ciências Exatas administra e fecha o ano no controle das verbas

Em 2019, o orçamento do Setor de Ciências Exatas foi de aproximadamente 956 mil reais. Além disso, ainda recebeu 60 mil reais para uso exclusivo nos laboratórios. Os principais gastos foram com serviços (300 mil), consumo (240 mil), materiais permanentes (como móveis) e passagens e diárias (145 mil). Até novembro já foram utilizados quase 950 mil reais dos recursos totais do Setor.

A principal dificuldade enfrentada na administração dos gastos foi no planejamento do ano. “Esse ano foi difícil, por não saber quanto a gente teria. Foi complicado fazer um planejamento do que a gente ia poder gastar”, comenta Emilene Alves da Cruz, da Seção de Controle e Execução Orçamentária do setor de Ciências Exatas.

No mês de abril, foram anunciados cortes de 30% nas verbas das universidades públicas. Com isso, foram realizadas restrições pela Reitoria da UFPR, o que ocasionou um corte linear de 30% nos orçamentos do setores.

Segundo Emilene Alves, foi complicado o monitoramento total dos gastos e do saldo: “como passou o ano e  o dinheiro não tinha sido liberado, a gente foi gastando conforme vinha a demanda”. Mas em outubro, o valor integral das verbas foram liberados, permitindo que o setor termine o ano com as contas pagas e no controle das finanças.

Divisão do orçamento

Em 2019, a Universidade Federal do Paraná possuía aproximadamente 7,5 milhões de reais para dividir entre os 17 setores: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências da Terra; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Ciências Jurídicas; Ciências Sociais e Aplicadas; Educação; Tecnologia; Educação Profissional e Tecnológica; Artes, Comunicação e Design; Litoral; Palotina; Jandaia do Sul; Toledo e Centro de Estudos do Mar.

Os setores que mais recebem são Ciências da Saúde (SD) com 15,34% o que equivale à 1.142.476 reais, mais a verba de uso exclusivo em laboratório de 60.814 reais, fechando com total de 1.203.290 reais. Em segundo vem Ciências Exatas, com 12,85%. E em terceiro vem Setor de Tecnologia (TC) com 10,22%, o que equivale a 760.948 reais, com a verba para aula de campo de 32.232 reais e para laboratório de 60.814 reais, totalizando 853.994 reais.

(foto: orçamento UFPR/PROPLAN)
De cima para baixo: Ciências Agrárias; Palotina; Ciências  Biológicas; Ciências da Terra; Educação; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Artes, Comunicação e Design; Ciências  Jurídicas; Litoral; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Saúde; Tecnologia; Educação Profissional e Tecnológica; Jandaia; Centro de Estudos do Mar e Toledo.