Programa de Pós-Graduação em Informática recebe prêmios e menção honrosa no Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) recebeu prêmios de melhor Tese de Doutorado, melhor Dissertação de Mestrado e menção honrosa em Dissertação no Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e Trabalhos de Conclusão de Curso em Informática na Educação. O resultado foi divulgado no dia 28 de novembro. O evento é promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação da Sociedade Brasileira de Computação. Além disso, o nome do concurso homenageia o professor Alexandre Direne, que trabalhou e inspirou colegas no Departamento de Informática e no PPGInf.

O primeiro lugar da Melhor Tese de Doutorado ficou com o aluno Andres J. Porfírio, orientado pelo professor Roberto Pereira e co-orientado pelo Eleandro Maschio (UTFPR), com a tese Identifying Evidences of Computer Programming Skills Through Automatic Source Code Evaluation. Já, o primeiro lugar da Melhor Dissertação de Mestrado ficou com a aluno Júlia dos Santos Bathke Ortiz, orientada pelo professor Roberto Pereira, com a pesquisa Computational Thinking for Youth and Adults Education: Towards a Socially Aware Model. E a Dissertação de Mestrado do aluno Leonam Oliveira, orientado pelo professor Andrey Pimentel e co-orientado pela professora Selma Santos Rosa (UFPR, campus Jandaia), com a pesquisa AFP-OPA: Arcabouço para a Escolha de Pares na Online Peer Assessment, recebeu Menção Honrosa de Dissertação de Mestrado.

Para o professor Roberto Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Informática, as premiações destacam as pesquisas do PPGInf preocupadas em contribuir com a educação do país: “as premiações recebidas valorizam características chaves do PPGInf como um programa aberto e plural, com grupos de pesquisa que cobrem praticamente todas as áreas da Computação e suas aplicações, e que trabalham na formação de recursos humanos e pesquisa da mais alta qualidade”, comenta.

Pereira também reforça que além da importância acadêmica do concurso, está a de homenagear um professor que fez grande trabalho dentro do PPGInf: “o Professor Alexandre Direne foi uma pessoa cuja atuação e contribuição transcenderam questões educacionais e administrativas. Defensor da educação pública e de qualidade, ele influenciou muito as características que hoje marcam o Departamento de Informática e o PPGInf”, explica Pereira. Além disso, outra maneira de homenagear foi através do aluno Andrés J. Porfírio, que era inicialmente orientado pelo professor Direne e recebeu o primeiro lugar: esta foi a oportunidade única do programa receber um prêmio para uma pesquisa inicialmente orientada pelo Prof. Direne em um concurso que leva o seu nome! Ao Prof. Direne nós dedicamos esses prêmios!”, finaliza Pereira.