Exatas UFPR

Programa de Pós-Graduação em Física realiza o Minicurso “Introdução à Óptica Quântica”

 

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) oferta no mês de novembro o minicurso “Introdução à Óptica Quântica” entre os dias 24 a 27. O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Sebastião José Nascimento de Pádua, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Os assuntos abordados nas aulas são: quantização do campo eletromagnético – fótons; detectores de fótons únicos, função de correlação e coerência; fonte de luz com propriedades quânticas, conversão paramétrica descendente; aplicações em óptica quântica e informação quântica. 

 

As aulas serão ministradas em português, através da plataforma Microsoft Teams. Horário das aulas: de 24/11/2020 a 27/11/2020, das 13h30min às 17h30min (até às 16h30min no último dia).  Para receber certificado, é necessário ter concluído pelo menos 75% da carga horária total.

 

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro. Os discentes do PPGF devem se inscrever pelo SIGA, além de preencher o formulário de inscrição. Já os interessados externos ao PPGF, devem preencher o formulário de inscrição e o Requerimento de matrícula disciplina isolada, disponível no endereço http://fisica.ufpr.br/posgrad, e enviar por e-mail para posgrad@fisica.ufpr.br ou leandrocf@fisica.ufpr.br até o dia 20 de novembro de 2020. É necessário o preenchimento do formulário, além de ter conta no Microsoft Teams.

 

Formulário de inscrição: https://forms.gle/vHjf3SMTMWDLpxmv7