Exatas UFPR

Professores criam aplicativo de previsão matemática sobre a COVID-19

 

O aplicativo “Modinterv Covid-19” é uma ferramenta de auxílio para o entendimento e enfrentamento da pandemia. Através de projeções matemáticas, como as curvas de casos e óbitos, é possível ver como o vírus se comporta e qual a evolução esperada sem a necessidade de conhecimento técnico específico. O objetivo é permitir o cidadão comum compreender os dados da pandemia do novo Coronavírus em qualquer município e estado brasileiro, e no mundo.

 

O programa é resultado de pesquisas da Rede Colaborativa de Pesquisa em Modelagem Matemática da Epidemia de Covid-19 e Intervenções Não Farmacológicas (MODINTERV COVID-19), que reúne os departamentos de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal de Sergipe (UFS), e os departamentos de física e estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

 

Sob a coordenação do professor Giovani Lopes Vasconcelos do Departamento de Física da UFPR, que também é o coordenador da MODINTERV COVID-19, o aplicativo foi desenvolvido por Arthur Araújo Brum, estudante de doutorado da UFPE, e Gerson Cortês Duarte Filho, professor da UFS. 

 

Os dados e os modelos matemáticos são importantes no combate da pandemia. Segundo o professor Giovani Vasconcelos, do Departamento de Física da UFPR, a projeção de dados além de ajudar os gestores públicos, auxilia a população a entender os riscos que enfrenta ao sair de casa ou participar de aglomerações e também a razão das medidas tomadas: “o correto uso dos dados disponíveis, a interpretação adequada desses dados e a elaboração criteriosa de possíveis cenários futuros, com base em modelos científicos rigorosos, constituem-se numa das principais armas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19”.

 

Desse modo, o aplicativo surgiu de duas necessidades. A primeira é um acompanhamento em tempo real da situação do novo Coronavírus no mundo. Segundo Vasconcelos, como a evolução da pandemia ocorre rapidamente, era necessário a contínua atualização da previsão das curvas epidêmicas de diversos países, bem como de estados e cidades do Brasil:  “Isso nos motivou a desenvolver uma ferramenta que permitisse visualizar de maneira rápida, prática e confiável, a curva epidêmica atualizada para qualquer local desejado”. 

 

Além disso, disponibilizar a autoridades sanitárias, gestores públicos, pesquisadores e outras pessoas interessadas, uma maneira mais fácil de monitorar, através de dados oficiais, a situação da pandemia e os possíveis cenários para a evolução, com modelos matemáticos. “Servir como uma ferramenta de auxílio no entendimento e enfrentamento da grave pandemia de Covid-19”, explica Vasconcelos. 

 

O aplicativo está disponível para sistema Android (Foto: (SUCOM-UFPR/ Erik-Mclean/Unsplash, com manipulação digital por Nathália Vasconcelos)

 

O funcionamento do “ Modinterv Covid-19”

 

Através do aplicativo, é possível ver a curva acumulada, o crescimento do número total de casos ou óbitos em função do tempo, de casos confirmados e de óbitos  de qualquer município e estado brasileiro ou país. Além disso, permite ao usuário escolher um modelo matemático para fazer o ajuste desses dados e fazer algumas previsões sobre a evolução futura da curva epidêmica. 

 

Para cada fase da epidemia existe um modelo indicado. Vasconcelos explica que no início da pandemia o modelo q-exponencial é o mais apropriado: “A partir desse modelo, pode-se então ver, por exemplo, o tempo de dobramento para o local escolhido, que corresponde ao número de dias que levará até que o número de casos ou óbitos dobre em relação aos valores atuais”. Já onde a situação se encontra em uma fase intermediária, o modelo de Richards permite identificar se a curva já apresenta um ponto de inflexão: “Esse ponto de inflexão na curva acumulada corresponde ao “pico”, ou seja, o ponto de máximo da curva diária. Também permite fazer estimativas sobre o possível valor total de casos ou óbitos ao término da epidemia”. 

 

Mas Vasconcelos ressalta que as previsões seguem a hipótese de que o comportamento atual irá continuar, mas que não é sempre o caso: “uma vez que a evolução da epidemia pode mudar bastante, por exemplo, se novas medidas de contenção forem adotadas ou se medidas existentes forem relaxadas”. 

 

O aplicativo está disponível na internet pelo site , com tutorial para a utilização e com a explicação sobre como escolher o modelo matemático adequado para a curva e a interpretação dos parâmetros de ajustes. E é possível baixar a versão para celular, com sistema operacional Android.