Exatas UFPR

Professoras do Setor de Exatas lançam livro de passatempos sobre educação ambiental e mulheres cientistas

 

“Brincando e Aprendendo sobre o meio ambiente” é um livro de passatempos focado na educação ambiental e nas mulheres cientistas voltado para crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo é sensibilizar sobre a preservação ambiental, assim como dar visibilidade à mulheres cientistas que trabalham com o meio ambiente. Ele é resultado da parceria entre os projetos “Meninas e Mulheres nas Ciências” e “Educação ambiental: um caminho para a sustentabilidade”. O livro está disponível gratuitamente. 

 

No livro, são encontrados atividades lúdicas, como caça-palavras, desenhos de colorir, palavras cruzadas e jogos do sete erros. “O intuito é dar divulgação científica na perspectiva da educação ambiental, então ao fazer as atividades as crianças tomem contato com informações, numa linguagem bastante acessível sobre a preservação do meio ambiente, considerando o que a gente defende no material, que é uma educação para o desenvolvimento sustentável”, explica a professora do Departamento de Química e uma das idealizadoras, Camila Silveira. 

 

Segundo a professora Glaucia Pantano, do Departamento de Química e idealizadora do livro, os seres humanos dependem da natureza e a Educação Ambiental é uma das ferramentas para conscientizar sobre a importância do meio ambiente: “as diferentes atividades propostas no livro abordam temáticas relacionadas à resíduos que podem ou não ser reciclados, ações que compõem os 5 Rs, importância do plantio de árvores, importância de manter animais silvestres livre nos ambientes naturais, animais domésticos e ações que provocam desequilíbrio ambiental”, comenta. Além disso, importantes nomes de mulheres cientistas que trabalham com o meio ambiente aparecem, como a pesquisadora Graziela Maciel Barroso, conhecida com a “Primeira Dama da Botânica no Brasil”. 

 

 

Capa do livro “Brincando e Aprendendo sobre o meio ambiente”. (Foto: Blog Meninas e Mulheres nas Ciências/ reprodução)

 

O livro segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que fazem parte de uma agenda global que contempla 17 objetivos e 169 metas que almejam a construção de um mundo mais sustentável, próspero, igualitário e justo até 2030: “este livro de passatempos visa contribuir de forma geral com os ODS 4, 5 e 6, e especificamente com o 15, que abrange a temática proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas”, complementa Pantano.

 

Participaram da produção do livro as professoras do Departamento de Química, Glaucia Pantano, coordenadora do projeto “Educação ambiental: um caminho para a sustentabilidade”, e Camila Silveira, coordenadora “Meninas e Mulheres nas Ciências”. As ilustrações foram feitas pela mestranda do Programa de Pós-graduação em Química, Amanda Ribeiro da Rocha, e as atividades pelos alunos de graduação do Curso de Química, Maria Eduarda Cavali Vieira, Lyvia Quevedo Bobadilha e Elibelto de Almeida Domingues.