Pint of Science reúne pessoas para falar de ciência de um jeito divertido

Com ocorrência no mundo todo, a nossa cidade sedia o Pint of Science pela primeira vez, graças ao professor Lauro Luiz Samojeden, chefe do Departamento de Física, que tomou a frente para a organização desse projeto em Curitiba. O evento tem como objetivo promover debates  interessantes e divertidos em ambientes agradáveis.  Os temas, pesquisas atuais e relevantes, serão transmitidas ao público de forma didática.

O evento ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de maio, em bares espalhados pela cidade. A ideia é que temas como, a origem do universo, células tronco, a influência da lua sobre os seres humanos, privacidade digital, entre outros, sejam expostos e debatidos de maneira leve e descontraída.

Com o objetivo de levar pesquisas científicas para a rua, o Pint of Science estará ocorrendo em mais de 100 cidades, distribuídas em 11 países que sediam o evento. Entre esses 11 países está o Brasil, que começou sua participação timidamente em 2015, e neste ano, terá aproximadamente 22 cidades participantes.

O evento têm seu funcionamento a partir de voluntariado e chegou em Curitiba com Lauro Luiz Samojeden, Professor e Chefe de Departamento de Física da UFPR, que se prontificou a organizar uma equipe, para que o evento acontecesse na capital paranaense.  Samojeden, aproveitou sua rede de contatos, para colocar entre os palestrantes, pesquisadores e professores da Universidade,  aproveitando o evento para mostrar à sociedade as pesquisas científicas que têm sido desenvolvidas dentro da UFPR.

Toda a organização foi feita pelo grupo de colegas de departamento e por alguns alunos da pós graduação. E todos os investimentos foram feitos pelos mesmos, já que o evento em Curitiba não teve patrocinadores.

Samojeden está positivo quanto ao desenvolvimentos do festival, para ele  “fazendo sucesso essa primeira edição, espero que existam vários pedidos de colegas querendo participar com apresentações, e também mais locais interessados em sediar essas palestras no ano que vem, para que haja a participação de outras áreas.”

Segunda – feira (15)

Hop’n Roll Beer Club: Células Tronco: um curinga em nosso corpo, das 19h30 às 21h.

Cervejaria Bodebrown: A evolução do Universo: da grande explosão aos dias atuais, das 19h30 às 21h.

Trapista Hamburgueria & Cervejaria: O DNA: muito além da beleza, das 19h30 às 21h.

Terça – feira (16)

Hop’n Roll Beer Club: Física Quântica para Leigos, das 19h30 às 21h.

Cervejaria Bodebrown: A pequena-grande revolução, como a nanotecnologia está mudando as nossas vidas, das 19h30 às 21h.

Trapista Hamburgueria & Cervejaria: Você sabe de onde você veio? Propostas sobre a origem da vida, das 19h30 às 21h.

Quarta – feira (17)

Hop’n Roll Beer Club: Mosquito aedes aegypti e aranha marrom: como a ciência pode ajudar a controlá-los?, das 19h30 às 21h.

Cervejaria Bodebrown:  A influência da Lua sobre os seres vivos, das 19h30 às 21h.

Trapista Hamburgueria & Cervejaria: Privacidade digital na era da espionagem, das 19h30 às 21h.

Endereços

Hop’n Roll Beer Club: R. Mateus Leme, 950 – Centro Cívico.

Cervejaria Bodebrown: R. Carlos de Laet, 1015 – Hauer.

Trapista Hamburgueria & Cervejaria: Rua Dr. Goulin, 257 – Alto da Glória.

Por Melora Moura