“Meninas nas Exatas: por elas para todas” busca inspirar e encorajar estudantes e pesquisadores nas áreas das exatas

No dia 11 de fevereiro é celebrado o dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Exatas e, para comemorar, o Setor de Ciências Exatas recebeu o evento: “Meninas nas exatas: por elas para todas” no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná. O objetivo é abordar as questões de gênero nas exatas e inspirar meninas a seguir carreira nas áreas.

De acordo com uma das organizadoras e professora do Departamento de Química, Camila Silveira, o evento serve para inspirar novas interessadas na área: “A gente espera que as meninas se sintam encorajadas a seguir as carreiras, que elas coloquem como opção as ciências exatas. E também para que mulheres se mantenham na cadeira das exatas, o que também é um problema, já que as meninas que vêm, muitas vezes também passam por um processo que dificulta a manutenção da sua carreira.”

A programação é diversificada para o dia todo, são mais de 40 atividades espalhadas pelo campus: palestras, oficinas, gincanas, exposições, visitas a laboratórios e rodas de conversas. Participam alunos de ensino fundamental e médio, além de estudantes universitários e pesquisadores. Segundo a organização, foram mais de 800 inscritos para participar do evento. “Espero um aprendizado e que seja um dia legal”, conta Emilly Carolina, do Colégio Polivalente de Curitiba

O evento começou com a solenidade de abertura no auditório do Prédio de Administração. Estavam presentes na mesa oficial a Vice-Reitora da Universidade Federal do Paraná, Graciela Bolzón de Muniz, o diretor do Setor de Ciências Exatas, Marcos Sfair Sunye, e as professoras e membros da comissão de organização, Elizabeth Karas e Camila Silveira. As falas giraram em torno da importância da educação, da relevância da representatividade feminina nas exatas  e o incentivo para mais meninas se interessarem pelas áreas.

Estão envolvidas na organização as professoras: Elizabeth Wegner Karas e Ximena Mujica, do Departamento de Matemática; Camila Silveira da Silva, do Departamento de Química; Alessandra S. Barbosa e Camilla Karla Brites, do Departamento de Física; Andrea Faria Andrade, Bárbara de C. X. C Aguiar e Deise M. B. Costa, do Departamento de Expressão Gráfica.

O dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Exatas

O dia 11 de fevereiro foi estabelecido como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de encorajar gerações mais novas a seguirem carreira científica e celebrar as mulheres na área. “A gente primeiro precisa tornar esse ambiente mais acolhedor para as mulheres, então a gente passa por várias questões,como a  representatividade, que as meninas conheçam mulheres cientistas, porque se a gente não se reconhece e não se identifica, a gente começa a pensar que esse não é um espaço pra gente”, comenta a professora Camila Silveira.

Segundo a Unesco, há somente 28% de pesquisadoras e cientistas mulheres no mundo. De acordo com Silveira, uma das principais dificuldades na carreira das exatas é o estereótipo de gênero: “Nesses ambientes predominantemente masculinos, existe um estereótipo de características que se espera desse profissional. E as mulheres enfrentam muito esses desafios, porque a todo tempo é colocado um perfil para essa carreira que as mulheres muitas vezes não correspondem”.