Curso de Química da UFPR completa 80 anos

Fachada de um prédio de esquina com três andares.

Fachada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná na década de 1940. Foto: Divisão de Documentação Paranaense

Nesta segunda-feira (26/02), o curso de Química da Universidade Federal do Paraná completa 80 anos de existência. Com a possibilidade de bacharelado e licenciatura, o curso foi criado em 26 de fevereiro de 1938, com a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná, instituição que foi incorporada à então Universidade do Paraná pelo Decreto-Lei nº 9.323 de 6 de junho de 1946. Ele foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 5.756 de 4 de junho de 1940.

Leia abaixo comunicado oficial da professora doutora Ana Luísa Lacava Lordello, atual chefe do Departamento de Química:

“Caríssimos,

É com grande satisfação de comunico à comunidade do DQUI que o Curso de Química comemora HOJE (26/02) 80 anos de criação! Parabéns a todos que no seu dia a dia se dedicam a manter, melhorar, aprimorar o Curso de Química da UFPR. Meu reconhecimento a todos que já não estão mais aqui (Cláudio, Sueli, Izaura) e todos os servidores aposentados do DQUI que foram fundamentais para chegarmos onde estamos.

Agradeço muito também a atual Coordenação e sua equipe (Isac/Mario/Vidotti e Camila) que conseguiu fazer com que o “pesadelo” do período de ajuste de matriculas transcorresse na maior calma e organização possível.

O curso de química da UFPR (bacharelado e licenciatura) foi criado em 26 de fevereiro de 1938, com a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná, instituição incorporada à, então, Universidade do Paraná em 01.04.1946 pelo Decreto-Lei nº 9.323 de 06.06.1946. Ele foi reconhecido pelo Decreto Federal nº 5.756 de 04 de junho de 1940.”