Servidores do Setor de Ciências Exatas que necessitam de auxílio para realização de projetos de pesquisa agora conta com apoio didático-pedagógico para definir metodologia e objetos de pesquisa, encontrar a literatura e até mesmo obter dicas de redação de texto. O serviço é ofertado pelo sociólogo Gustavo Biscaia de Lacerda, que atua como pesquisador no Setor, além de possuir experiência como professor e editor de revista científica.
Ele explica as vantagens de obter ajuda neste trabalho: “Em qualquer pesquisa a reflexão sobre as suas várias etapas – objeto, métodos, objetivos e hipóteses, além da literatura específica – beneficia-se da discussão. Com frequência, um olhar externo pode ajudar na delimitação dessas fases”.
No caso dos servidores, o auxílio pode ser usado na elaboração de projetos para concorrer à pós-graduação – especializações, mestrados ou doutorados. “Esse serviço é uma forma de satisfazer uma demanda dos servidores das exatas, já que muitos demonstraram interesse em prosseguir os estudos. Neste sentido, um apoio didático-pedagógico pode ser útil”, explica Gustavo.
Em questionário eletrônico realizado pelo servidor, que contou com resposta de 30 técnicos-administrativos – de um total de 83 lotados no Setor –, 27 afirmaram que pretendem em continuar os estudos nos próximos anos e 23 disseram ter interesse no apoio didático pedagógico.
“Da minha parte é a preocupação em oferecer auxílio especializado para que os colegas servidores possam dar continuidade aos seus estudos e à qualificação profissional, até mesmo para que possam usufruir dos benefícios financeiros da qualificação”, defende Gustavo.
Serviço – Apoio didático-pedagógico para projetos de pesquisa
Local: sala PC-14, bloco didático PC.
Telefone: 3361-3028.
E-mail: gblacerda@ufpr.br
Horário de atendimento: 7h às 13h.