Exatas UFPR

Comunidade das Exatas conta com apoio para elaboração de projetos de pesquisa

Servidores do Setor de Ciências Exatas que necessitam de auxílio para realização de projetos de pesquisa agora conta com apoio didático-pedagógico para definir metodologia e objetos de pesquisa, encontrar a literatura e até mesmo obter dicas de redação de texto. O serviço é ofertado pelo sociólogo Gustavo Biscaia de Lacerda, que atua como pesquisador no Setor, além de possuir experiência como professor e editor de revista científica.

Ele explica as vantagens de obter ajuda neste trabalho: “Em qualquer pesquisa a reflexão sobre as suas várias etapas – objeto, métodos, objetivos e hipóteses, além da literatura específica – beneficia-se da discussão. Com frequência, um olhar externo pode ajudar na delimitação dessas fases”.

No caso dos servidores, o auxílio pode ser usado na elaboração de projetos para concorrer à pós-graduação – especializações, mestrados ou doutorados. “Esse serviço é uma forma de satisfazer uma demanda dos servidores das exatas, já que muitos demonstraram interesse em prosseguir os estudos. Neste sentido, um apoio didático-pedagógico pode ser útil”, explica Gustavo.

Em questionário eletrônico realizado pelo servidor, que contou com resposta de 30 técnicos-administrativos – de um total de 83 lotados no Setor –, 27 afirmaram que pretendem em continuar os estudos nos próximos anos e 23 disseram ter interesse no apoio didático pedagógico.

“Da minha parte é a preocupação em oferecer auxílio especializado para que os colegas servidores possam dar continuidade aos seus estudos e à qualificação profissional, até mesmo para que possam usufruir dos benefícios financeiros da qualificação”, defende Gustavo.

Serviço – Apoio didático-pedagógico para projetos de pesquisa

Local: sala PC-14, bloco didático PC.

Telefone: 3361-3028.

E-mail: gblacerda@ufpr.br

Horário de atendimento: 7h às 13h.