Exatas UFPR

Centro de Ciências Forenses recebe visita do Ministério da Justiça e Segurança Pública para discussão de projetos em conjunto

 

Na quinta-feira, dia 20 de agosto, professores do Centro de Ciências Forenses (CCF) e membros do Setor de Exatas se reuniram com integrantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com o objetivo de apresentar os trabalhos de pesquisa realizados pelo CCF e para discutir uma possível parceria sobre um projeto na área de geoprocessamento forense. Além disso, houve uma visita nos laboratórios do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) e do Instituto Laboratório de Análise de Minerais e Rochas (ILamir), alguns dos laboratórios que compõem o CCF.  A reunião foi um primeiro contato e a cooperação ainda está em fase de consolidação.

 

Participaram do encontro o professor André Grégio, do Departamento de Informática, a professora Caroline D’Oca e o professor Andersson Barison, do Departamento de Química, o professor Evaldo Ribeiro, do Departamento de Física, do Setor de Ciências Exatas; a professora Anelize Rumbelsperger, do Departamento de Geologia e o professor Daniel dos Santos, do Departamento de Geomática, do Setor de Ciências da Terra. Do Ministério da Justiça e Segurança Pública estiveram presentes João Fernando Pinheiro Filho e Plínio Menezes e, de forma online, Jonathan Wohlke, da Polícia Federal.

 

Além disso, compareceram Marcos Sunye, diretor do Setor de Ciências Exatas, Carla Marcondes, da Secretaria de Projetos do Setor de Ciências Exatas e membro do Comitê Gestor do CCF, e Edemir Maciel, do C3SL.

A reunião foi dividida em 2 partes. Na primeira, houve uma apresentação do Centro de Ciências Forenses, com os objetivos do trabalho, os laboratórios e professores participantes, áreas de pesquisa e projetos em consolidação. Na segunda parte, o professor Daniel dos Santos apresentou a ideia do projeto “Sistema de Geoprocessamento Inteligente para Monitoramento de Fronteiras”, com a contextualização e objetivos.

 

O Centro de Ciências Forenses

 

O Centro de Ciências Forenses (CCF) foi oficializado há quatro meses através da Resolução 31/19-COPLAD e é coordenado pelos professores André Grégio, Caroline D’Oca e Anelize Rumbelsperger.

Este Centro foi criado com o objetivo de contribuir com as demandas da sociedade por meio da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico, em colaboração com órgãos de fiscalização e controle. O CCF reúne pesquisadores altamente qualificados e infraestrutura laboratorial e tecnológica em diversas áreas das Ciências Forenses, esse ambiente multidisciplinar favorece o desenvolvimento de soluções inovadoras na investigação forense.

“Oferecer capacitação de alto nível aos profissionais da perícia criminal e outros interessados na área, bem como avançar o estado-da-arte das ciências forenses a fim de promover o combate ao crime de forma célere e com excelência científica”, explica a professora Anelize Rumbelsperger, uma das coordenadoras do CCF. Trabalhos já são feitos em parceria com a Polícia Federal e a Polícia Científica. 

 

Participam do CCF os seguintes laboratórios: Central Analítica do Departamento de Química (CA-DQUI), Laboratório de Ressonância Magnética (RMN), o Laboratório de Propriedades Ópticas, o Centro Computação Científica e Software Livre (C3SL), Laboratório de Biociências e Espectrometria de Massas (LaBicEM), Laboratório de Análise de Padrões Espaciais (LAPE), o Laboratório de Pesquisas Hidrogeológicas (LPH), o Laboratório de Pesquisas em Geofísica Aplicada (LPGA), o Laboratório de Estudos Sedimentológicos e Petrologia Sedimentar (LabESed) e o Instituto Laboratório de Análise de Minerais e Rochas (ILamir). Os laboratórios são de vários departamentos dos Setores de Ciências Exatas, de Ciências da Terra e de Ciências da Saúde.

 

O CCF é centro de pesquisas e de desenvolvimento tecnológico multidisciplinar na área forense. As áreas de pesquisa são: 1) Avaliação da Autenticidade de Obras de Arte e Objetos de Herança Cultural, 2) Rastreamento de Origem de Vestígios e Amostras Criminais, 3) Microvestígios de Interesse Forense, 4) Geoprocessamento Forense, 5) Correlação de Evidências Digitais e Forense Computacional, 6) Toxicologia Forense, 7) Identificação de Novas Substâncias Psicoativas (NSP) e 8) Combate a drogas, adulterações e falsificações.

Laboratórios interessados em participar do Centro de Ciências Forenses devem entrar em contato no e-mail ccf@ufpr.br

Maiores informações estão disponíveis no site oficial https://ccf.c3sl.ufpr.br/