Portal Cursos Abertos oferece conteúdo para comunidade interna da UFPR e externa

O Cursos Abertos foi criado em 2015, quando o Setor de Ciências Exatas adquiriu câmeras filmadoras profissionais e incentivou os professores gravar as aulas para disponibilizar para a comunidade. O portal surgiu inspirado no movimento de cursos abertos massivos de outras universidades, com a intenção de disponibilizar material para a sociedade, por isso o nome de cursos abertos. Ele é mantido pelo Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL).

Com a oferta das disciplinas do Período Especial, professores estão disponibilizando as aulas gravadas no portal, especialmente os Departamentos de Estatística e de Informática. Mas qualquer um docente interessado em divulgar seus conteúdos pode utilizar a plataforma.

(Página inicial do portal Cursos Abertos. Foto: divulgação)

O objetivo é ofertar qualquer produção institucional, seja de caráter de divulgação educacional, científica ou de extensão. “A plataforma não serve apenas como maneira dos alunos assistirem aulas que perderam ou reforçar conteúdos, mas também como forma de oferecer conhecimento para toda sociedade, como cursos curtos de tópicos que acham relevantes, palestras e seminários”, explica o professor Luis de Bona, do Departamento de Informática e do C3SL.

O portal é uma iniciativa de aumentar a produção institucional e a visibilidade da Universidade: “um dos critérios de qualidade de uma instituição é a quantidade de dados que ela oferece para a comunidade. A UFPR está bem neste ranking, mas já foi melhor”, comenta o professor Marcos Castilho, do Departamento de Informática e do C3SL. Ele permite fácil acesso aos vídeos e um modo simples de divulgar o conteúdo.

(Vídeo publicado na plataforma pelo professor Marcos Castilho. Foto: divulgação)

Professores interessados em publicar os vídeos no Cursos Abertos devem entrar em contato com o C3SL pelo email: contato@c3sl.ufpr.br