Nota de Pesar: Professora Liliana Madalena Gramani

(foto do facebook pessoal)

É com grande pesar que informamos que Profa. Liliana Madalena Gramani faleceu na data de hoje, vítima de complicações decorrentes de um câncer que a acompanhava há vários anos.

O velório será realizado na sala turquesa da Capela Vaticano, na Rua Des. Hugo Simas 26 (esquina com a rua Albino Silva, atrás do Cemitério Municipal) das 16 às 18 horas, e seu corpo será cremado.

A professora Liliana ingressou no Departamento de Matemática da UFPR em 1992 e se aposentou como Professora Titular em meados de 2019. Neste período trabalhou ativamente com ensino, pesquisa, extensão e na administração. Foi uma mulher de muita garra.

No Programa de Métodos Numéricos em Engenharia – PPGMNE, ela orientou 20 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado e atualmente era responsável pela orientação de 6 alunos de doutorado. Foi coordenadora do PPGMNE nos períodos 2008-2010 e 2016-2019, além de ter coordenado a turma especial de DINTER (2012-2016) e a turma do Curso de Especialização em Métodos Numéricos em Engenharia (2016-2018).

A Profa. Liliana era formada em Engenharia Civil e Física, e tinha mestrado (USP), doutorado (UFPR) em Física. Em sua carreira como pesquisadora publicou mais de 50 artigos e apresentou trabalhos em mais de uma centena de congressos e eventos de pesquisa no Brasil e exterior. Fez pós-doutorado no Instituto Politécnico de Turim, sob supervisão do Prof. Nicola Bellomo, e atuou principalmente com modelagem matemática e computação científica do fluxo de tráfego veicular e em fenômenos de transporte.

Mulher muito forte e determinada, ela deixa dois filhos, uma neta e muitos amigos no Departamento de Matemática, no PPGMNE e no Setor de Ciências Exatas da UFPR.