PALESTRA COM PROFESSOR RICARDO GALVÃO

No dia 26 de setembro, às 15h30 no auditório da Química, acontecerá o seminário de Pós-graduação em Física com o palestrante convidado Professor Ricardo Galvão, onde o tema será “O INPE e o Monitoramento dos Biomas Brasileiros”. Físico e engenheiro de telecomunicações, Ricardo foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), presidente da Sociedade Brasileira de Física, e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Ambientais (INPE). Desde 1983, é professor titular e pesquisador na Universidade de São Paulo (USP).

Conforme tema já mencionado, a palestra terá como foco abordar as principais atividades do INPE, que é um instituto onde são conduzidas pesquisas sobre o espaço, meteorologia, mudanças climáticas, além de monitoramentos constantes do desmatamento amazônico. Também será feito um relato sobre a recente exoneração do professor Ricardo da diretoria do INPE, devido aos dados divulgados por este instituto sobre o desmatamento na Amazônia.

A palestra será transmitida pelo C3SL no  endereço: cast.c3sl.ufpr.br

por Rodrigo Rafael Pereira