Exatas UFPR

Ingresso na graduação

Existem quatro formas de ingresso na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Anualmente, é realizado o Processo Seletivo, mais conhecido como vestibular, em duas etapas. Os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial adicionam uma etapa a essa prova, configurando o Processo Seletivo Estendido (PSE). As vagas remanescentes do vestibular são ocupadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou pelo Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar).

Confira abaixo os detalhes de cada forma de ingresso.

Processo Seletivo – Vestibular

O exame vestibular é realizado anualmente pela UFPR para selecionar candidatos para os cursos de graduação. Normalmente, as inscrições são abertas em agosto e as provas realizadas em dezembro.

A seleção é composta de duas fases: a primeira com 90 questões fechadas de conhecimentos gerais e a segunda, apenas para os que forem aprovados na primeira, com redação e questões abertas de conhecimento específico. Os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial adotam ainda uma terceira fase, compondo o PSE.

Veja abaixo a quantidade de vagas abertas para os cursos das exatas no exame vestibular 2017/2018:

  • Ciência da Computação (TN) – 64 vagas
  • Estatística (N) – 66 vagas
  • Expressão Gráfica (MT) – 35 vagas
  • Física (bacharelado)(M) – 56 vagas
  • Física (licenciatura)(N) – 72 vagas
  • Informática Biomédica (TN) – 24 vagas
  • Matemática (bacharelado e licenciatura)(T) – 44 vagas
  • Matemática Industrial (T) – 40 vagas
  • Matemática (licenciatura)(N) – 44 vagas
  • Química (licenciatura)(N) – 32 vagas
  • Química (licenciatura e bacharelado)(MT) – 53 vagas

Mais informações no site do Núcleo de Concursos.

Processo Seletivo Estendido (PSE)

Nos cursos que adotam o PSE – Estatística, Matemática e Matemática Industrial –, os vestibulandos aprovados na segunda fase são convidados a frequentar o primeiro semestre letivo do ano subsequente, cursando duas disciplinas. Durante este período, os candidatos têm uma vivência universitária completa.

Ao final do semestre, aqueles que forem aprovados nas duas disciplinas (nota igual ou maior a 50) e estiverem entre os mais bem colocados nas três etapas são selecionados para estudar na UFPR.

Os que não forem escolhidos, mas obtiverem aprovação nas disciplinas, recebem um certificado que pode ser utilizado para solicitar equivalência de disciplina na UFPR ou em qualquer outra universidade.

Este processo tem por objetivo avaliar a capacidade de aprendizado dos candidatos e não apenas seu conhecimento acumulado. Isso dá oportunidades mais igualitárias para candidatos provenientes de diferentes instituições de Ensino Médio.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sisu é o sistema eletrônico do Ministério da Educação (MEC) pelo qual universidades públicas de todo o país oferecem vagas para estudantes que concluíram o Ensino Médio e obtiveram nota diferente de zero no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A UFPR utiliza o Sisu como para preenchimento das vagas remanescentes das chamadas regulares. Ou seja, após as chamadas regulares do vestibular, se restarem vagas, são convocados os estudantes da lista de espera do Sisu.

Para saber mais, acesse o site do Sisu/MEC ou do Núcleo de Concursos/UFPR.

Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar)

O Provar é um processo específico da UFPR para ocupação de vagas remanescentes dos cursos de graduação. A abertura dessas vagas acontece quando elas não são ocupadas pelas chamadas do exame vestibular e Sisu ou quando algum estudante desiste do curso.

Existem seis modalidades de Provar:

  • Mudança de turno, habilitação ou campus (específico para estudantes da UFPR);
  • Transferência externa (alunos de outras instituições de ensino superior que desejam continuar o curso na UFPR);
  • Reopção de curso (alunos da UFPR que desejam mudar de graduação);
  • Reintegração de ex-aluno (alunos da UFPR que abandonaram o curso e desejam retornar para o mesmo);
  • Complementação de estudos (graduados em uma habilitação que desejam fazer outra no mesmo curso);
  • Aproveitamento de ensino superior (graduados há pelo menos 2 anos que desejam fazer outra graduação).

Para mais informações, acesse o site da Pró-Reitoria de Graduação.