O estágio é uma vivência concreta de trabalho dentro do campo profissional do graduando que visa desenvolver competências para a realidade da profissão. É orientado por um professor da universidade e por um profissional supervisor da empresa ou organização concedente.
A realização de estágio pode ser obrigatória e prevista no projeto pedagógico do curso. Nesse caso, é exigida uma carga horária mínima de atividades para obtenção de diploma. Em alguns cursos, o estágio é opcional, ou seja, não-obrigatório. Para essas situações, as atividades contam como horas extracurriculares e é mandatório o pagamento de bolsas e outras formas de auxílio, como vale-transporte, pela parte concedente.
Como ser estagiário?
Na UFPR, o órgão responsável pelos estágios é a Coordenação Geral de Estágios (CGE). Porém, cada curso tem um regulamento próprio aprovado pelas plenárias departamentais e homologado pelas coordenações de curso. Este regulamento define os pré-requisitos para a realização de estágio no âmbito do curso, como periodização, carga horária de disciplinas cumpridas, entre outros.
Estando apto para ser estagiário de acordo com o regulamento do próprio curso, o estudante deve ser aceito por uma empresa ou organização de sua área que obedeça a legislação federal de estágios. Então, o estudante, a UFPR e a parte concedente assinam um termo de compromisso.
É possível estagiar por, no máximo, 6 horas diárias e 30 horas semanais. Também é vetado ser estagiário numa mesma organização por mais de 2 anos seguidos.
Saiba mais
Resolução 46/10 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR