Informações gerais
Título conferido: Licenciado em matemática ou bacharel em matemática
Departamento de vínculo: Matemática
Avaliação do Ministério da Educação (MEC):
- Bacharelado
- Conceito 2 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2014)
- Conceito 3 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/2014)
- Conceito 3 no Conceito de Curso (CC/2014)
- Licenciatura
- Conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2014)
- Conceito 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/2014)
- Conceito 4 no Conceito de Curso (CC/2014)
Vagas oferecidas: 88 vagas anuais – 44 para o turno diurno (bacharelado ou licenciatura) e 44 para o turno noturno (apenas licenciatura).
Duração:
- Diurno: Mínimo de 8 semestres (4 anos) e máximo de 12 semestres (6 anos) para habilitação única. Mínimo de 9 semestres (4 anos e meio) e máximo de 13 semestres (6 anos e meio) para cursar as duas habilitações simultanemente.
- Noturno (apenas licenciatura): Mínimo de 9 semestres (4 anos e meio) e máximo de 13 semestres (6 anos e meio).
Turno:
- Bacharelado: Diurno (majoritariamente no período da tarde).
- Licenciatura: Diurno (tarde) ou noturno.
- Bacharelado com licenciatura: Integral (tarde e noite).
Currículo
Licenciatura: estruturado em 4 módulos que totalizam 2.885 horas.
- Formação profissional (1.575 horas)
- Formação complementar obrigatória (810 horas): 405 horas de estágio e 405 horas de prática de ensino.
- Formação complementar optativa (300 horas).
- Atividades Formativas (200 horas).
Bacharelado: estruturado em 4 módulos que totalizam 2.690 horas.
- Formação profissional (1.980 horas)
- Formação complementar obrigatória (210 horas): estágio.
- Formação complementar optativa (300 horas)
- Atividades formativas (200 horas)
Licenciatura com bacharelado: estruturado em 5 módulos que totalizam 3.485 horas.
- Formação profissional (2.575 horas)
- Formação complementar obrigatória (810 horas): 405 horas de estágio e 405 horas de prática de ensino.
- Formação complementar optativa (300 horas)
- Atividades formativas (200 horas)
Possibilidades profissionais
As possibilidades profissionais da matemática mudam de acordo com a modalidade de curso escolhida: licenciatura ou bacharelado. A licenciatura prepara professores para a educação básica e para a pesquisa sobre o ensino, enquanto o bacharelado forma profissionais para a carreira acadêmica e para a pesquisa.
No Brasil, a grande demanda por matemáticos está na área de educação – há uma carência de professores qualificados. A licenciatura capacita o estudante para lecionar em escolas públicas e particulares, de ensino médio e fundamental, e também para atuar no desenvolvimento de material didático.
Já o bacharel tem perfil de pesquisador, voltado para trabalhar empresas e organizações, onde pode conduzir pesquisas e desenvolver tecnologias.
Também há a opção de tornar-se pesquisador e professor de ensino superior ao continuar os estudos acadêmicos na pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). O licenciado está mais capacitado para especializar-se na área de educação e o bacharel na área de matemática.
Perfil do egresso
Licenciatura
Este profissional tem uma visão abrangente do papel do educador e dedica-se ao exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio. O egresso da licenciatura tem condições de:
- Dominar conteúdos específicos da matemática e de como esta ciência vem sendo construída;
- Lecionar matemática no ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas e particulares;
- Construir novas possibilidades de atuação profissional frente às necessidades sociais;
- Decidir, diante de cada conteúdo e classe de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico;
- Escrever materiais didáticos e avaliar criticamente os que já estão disponíveis no mercado – livros, apostilas, manuais e programas computacionais.
Bacharelado
O Bacharelado em matemática tem por finalidade iniciar o estudante em atividades de pesquisa nesta área, preparando-o para o ingresso em cursos de pós graduação em matemática (pura ou aplicada) ou em áreas afins. O egresso do curso é capaz de:
- Dominar os aspectos conceituais, históricos e epistemológicos fundamentais da matemática;
- Compreender a investigação no campo da matemática e como esta ciência contribui para o desenvolvimento de outras;
- Resolver problemas utilizando o conhecimento já existente e produzindo novos conhecimentos a partir de sua prática;
- Atuar no ambiente acadêmico e em outros campos em que o raciocínio abstrato é indispensável, utilizando trabalho interdisciplinar;
- Desenvolver ações estratégicas para ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional do matemático.