Informações gerais
Título conferido: Licenciado em física ou bacharel em física.
Departamento de vínculo: Física
Avaliação do Ministério da Educação (MEC):
- Licenciatura:
- Conceito 2 no Exame Nacional de Estudantes (Enade/2014)
- Conceito 3 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/2014)
- Bacharelado:
- Conceito 4 no Exame Nacional de Estudantes (Enade/2014)
- Conceito 3 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/2014)
Vagas:
- Licenciatura: 90 vagas anuais – 45 com início no primeiro semestre e 45 com início no segundo semestre.
- Bacharelado: em breve.
Duração:
- Licenciatura: Mínimo de 8 semestres (4 anos) e máximo de 13,5 semestres (6 anos e 9 meses) ou mínimo de 9 semestres (4 anos e meio) e máximo de treze semestres (6 anos e meio).
- Bacharelado: Mínimo de 6 semestres (3 anos) e máximo de 12 semestres (6 anos).
Turno:
- Licenciatura: Noturno.
- Bacharelado: Matutino.
Currículo
Licenciatura: estruturado em 4 módulos que totalizam 2.810 horas.
- Formação profissional geral (1.290 horas): Disciplinas obrigatórias, sendo 960 horas de aulas teóricas e 330 horas de aulas práticas.
- Formação profissional específica (1.140 horas): Disciplinas obrigatórias, sendo 390 horas de aulas teóricas, 315 horas de aulas práticas e 435 horas de estágio.
- Formação complementar (180 horas): Disciplinas optativas que permitem ao aluno aprofundar-se em subáreas de acordo com seus interesses e aptidões.
- Atividades formativas (200 horas): disciplinas eletivas, estágio não-obrigatório, monitoria, iniciação científica, extensão, educação à distância (EAD), representação acadêmica, Programa Especial de Treinamento (PET), Empresa Júnior, entre outros.
Bacharelado: estruturado em 4 módulos que totalizam 2.400 horas.
- Formação profissional geral (1.290 horas): Disciplinas obrigatórias, sendo 900 horas de aulas teóricas e 390 de aulas práticas.
- Formação profissional específica (660 horas): Disciplinas obrigatórias, sendo 600 horas de aulas teóricas e 60 horas de aulas práticas.
- Formação complementar (320 horas): Disciplinas optativas que permitem ao aluno aprofundar-se em subáreas de acordo com seus interesses e aptidões.
- Atividades formativas (130 horas): Disciplinas eletivas, estágio não-obrigatório, monitoria, iniciação científica, extensão, educação à distância (EAD), representação acadêmica, Programa Especial de Treinamento (PET), Empresa Júnior, entre outros.
Possibilidades profissionais
As possibilidades profissionais da física mudam de acordo com a modalidade de curso escolhida: licenciatura ou bacharelado. A licenciatura prepara professores para a educação básica e para a pesquisa sobre o ensino, enquanto o bacharelado forma profissionais para a carreira acadêmica e para a pesquisa.
No Brasil, a maior demanda por físicos está na área de educação – faltam professores nos ensinos Fundamental e Médio. A licenciatura capacita o estudante para lecionar e também para atuar no desenvolvimento de material didático.
Já o bacharel tem perfil de pesquisador, voltado para trabalhar empresas e organizações, onde pode conduzir pesquisas e desenvolver tecnologias. Ele pode atuar em diferentes áreas, como acústica e vibração, biofísica, física ambiental, física computacional, física médica ou biomédica, instrumentação, magnetismo, materiais, oceanografia física e óptica.
Também há a opção de tornar-se pesquisador e professor de ensino superior ao continuar os estudos acadêmicos na pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). O licenciado está mais capacitado para especializar-se na área de educação e o bacharel na área de física.
Perfil do egresso
Licenciatura
Este profissional dedica-se à formação e à disseminação do saber científico de física em diferentes instâncias sociais. O egresso da licenciatura tem condições de:
- Dominar princípios gerais e fundamentos da física, de suas áreas clássicas e modernas;
- Lecionar física no ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas e particulares, ou em outras formas de educação científica, possibilitadas principalmente pelas novas tecnologias;
- Trabalhar em um laboratório de ensino de física e incentivar didaticamente seus alunos através da experimentação;
- Contribuir com o desenvolvimento do projeto político-pedagógico da escola em que atua;
- Escrever materiais didáticos e avaliar criticamente os que já estão disponíveis no mercado – livros, apostilas, manuais e programas computacionais.