Informações gerais
Nome: Estatística
Título conferido: Bacharel em estatística
Departamento de vínculo: Estatística
Avaliação do Ministério da Educação (MEC):
- Conceito 2 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2009)
- Conceito 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/2009)
Vagas oferecidas: 66 vagas anuais com entrada no primeiro semestre.
Duração: Média de 9 semestres ou 5 anos (mínimo 8 semestres – 4 anos – e máximo 12 semestres – 6 anos).
Turno: Noturno.
Currículo
Estruturado em 5 módulos que totalizam 3.000 horas.
- Formação básica (1.590 horas): Disciplinas obrigatórias que fornecem base de matemática, computação, probabilidade, estatística e estatística computacional.
- Formação específica (540 horas): Disciplinas obrigatórias que aplicam os conhecimentos de base, principalmente nas áreas de bioestatística, controle de processos industriais e ciências atuariais.
- Formação complementar obrigatória (270 horas): Composta pelo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
- Formação complementar optativa (300 horas): Disciplinas optativas que permitem ao aluno aprofundar-se em subáreas de acordo com seus interesses e aptidões.
- Atividades formativas (300 horas): Disciplinas eletivas, estágio não-obrigatório, monitoria, iniciação científica, extensão, educação à distância (EAD), representação acadêmica, Programa Especial de Treinamento (PET), Empresa Júnior, entre outros.
Possibilidades profissionais
O estatístico pode trabalhar em agências governamentais, institutos de pesquisa, empresas do setor financeiro e de tecnologia, grandes corporações e escritórios de consultoria. As possibilidades profissionais estão no setor financeiro, análise de processos industriais, criação de banco de dados, bioestatística, análise de perfil de consumidor e qualquer outro setor que envolva a coleta e análise de dados.
Atualmente, há uma grande demanda por estatísticos no mercado de trabalho. Portanto, é uma profissão bem remunerada. A expansão desta área se deve principalmente às grandes bases de dados, conhecidas como big data.
Perfil do egresso
O egresso é capaz de coletar, analisar e interpretar dados sobre fenômenos naturais, econômicos e sociais. Para isso, possui conhecimentos sólidos em estatística, matemática e computação. É capaz de:
- Produzir sínteses numéricas e gráficas dos dados, construindo índices, gráficos e tabelas;
- Usar os modelos básicos de análise estatística, como os modelos de associação entre uma variável resposta e um conjunto de variáveis explicativas;
- Sugerir mudanças no processo do fenômeno estudado, bem como nas políticas da instituição onde se estudou o problema.