Programa de Pós-Graduação em Informática forma o 100º doutor

Na última quarta-feira (21) foi defendida a 100ª tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf), pelo aluno Evandro Miguel Kuszera, com a dissertação sobre a transformação de dados entre bases relacionais e bases NoSQL, orientado pela professora Letícia Mara Peres, 1ª doutora formada pelo PPGInf, e co-orientado pelo professor Marcos Del Fabro Didonet.

O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGInf) do Departamento de Informática iniciou em 1996, mas o curso de Doutorado começou em 2008. Atualmente, o PPGInf conta com mais de 200 alunos matriculados e 40 professores, sendo 37 permanentes e 3 colaboradores. A professora Letícia Peres, orientadora e primeira doutora formada pelo PPGInf, reconhece que a 100ª tese é um marco e um momento de reflexão: “orgulho de pertencer a um grupo de professores dedicados em construir um programa de pós-graduação de excelência e ainda assim comprometido com o desenvolvimento social, não esquecendo o desenvolvimento regional.”

Para Evandro Kuszera foram quatro anos de pesquisa, testes, análises, escrita de artigos e da tese: “Os sentimentos são múltiplos! Um misto de dever cumprido e gratidão! Gratidão pelo suporte recebido pela família, orientadores, professores e demais colegas durante toda a caminhada. Ser o 100º doutor do PPGInf é uma honra e responsabilidade”, conta.

Professor do Curso de Engenharia de Software da UTFPR, Campus Dois Vizinhos, Kuszera ingressou no programa em 2016, fruto de um convênio entre o PPGInf e a UTFPR, Campi Pato Branco e Dois Vizinhos, e teve aulas divididas entre as cidades: “acredito que a maior dificuldade nesse período foi gerenciar a relação entre carga de trabalho, família e equilíbrio emocional. Mas o aprendizado valeu todo o esforço, muito conhecimento e novas habilidades foram adquiridas durante o percurso”, afirma.

“O marco da 100ª defesa de doutorado reflete o forte crescimento do programa, resultado do amadurecimento do seu corpo docente, discente e da produção intelectual, tanto nacional quanto internacional, bem como da sua inserção e importância social,” comenta o professor do Departamento de Informática e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática,  Luis Carlos Erpen de Bona. Para ele, o PPGInf tem sido diferencial na formação com egressos atuando em Universidades do Paraná e de outros estados, no exterior, em órgãos governamentais e empresas de tecnologia.

Nesses 24 anos de PPGInf, o programa tem se desenvolvido e tem como característica chave a diversidade em grupos de pesquisa e áreas de atuação, distribuídas em três grandes linhas de pesquisa: Inteligência Computacional, Tecnologia da Informação, e Redes e Sistemas Distribuídos. Peres analisa que tanto o PPGInf quanto o Departamento de Informática seguem a vocação do desenvolvimento social, regional e nacional, baseado na excelência do trabalho colaborativo: “temos seguido o caminho dessa vocação e o nosso programa tem acompanhado o rápido desenvolvimento da área da Computação, com diversidade nas pesquisas, nos grupos e docentes que cobrem praticamente todas as áreas e conduzem pesquisas teóricas e aplicadas com contribuição social.”

A área da Computação é um dos pilares do desenvolvimento e está sempre em evolução, com o aparecimento de novas técnicas. Bona ressalta que o PPGInf tem capacidade em contribuir ao desenvolvimento científico e tecnológico nacional: “o PPGInf tem a experiência de tratar de problemas reais e em larga escala da sociedade brasileira em vários projetos realizados em conjunto com seus ministérios e em redes de parcerias. Alguns dos projetos conduzidos pelos grupos do PPGInf beneficiam milhões de pessoas no contexto de educação, cidades inteligentes e software livre”.