A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor Adilson dos Anjos, nesta quinta-feira, 29 de abril, por complicações cardíacas congênitas, aos 50 anos. O velório será realizado na Sala Diamante da Capela Vaticano, das 13h30 às 17h30 desta sexta-feira (30). Devido às restrições impostas pela pandemia, o velório será restrito aos familiares e amigos próximos.
O professor Adilson dos Anjos fazia parte do corpo docente do Departamento de Estatística, do Setor de Ciências Exatas. Era graduado (UFSC) e mestre (USP) em Agronomia e doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Foi chefe de departamento e coordenador do curso de especialização em Controle Estatístico de Qualidade.
Em nota, o Setor de Ciências Exatas destaca “a pessoa excepcional, tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional que era Anjos. O professor era uma das autoridades na Teoria de Resposta ao Item, utilizada em sistemas de avaliação como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Muito da tecnologia de avaliação de provas e formulação de questões, utilizada atualmente pelo Núcleo de Concursos da UFPR, possui a valiosa contribuição do professor Adilson. Seu falecimento representa grande perda à toda a comunidade da UFPR”.
O professor Adilson é marido da professora Mônica de Caldas Rosa dos Anjos, do departamento de Nutrição da UFPR.
A comunidade da UFPR, enlutada, presta sentimentos aos familiares e amigos.