Nesta sexta-feira (14/05), o Diretor da Polícia Científica do Paraná (PCP), o perito Luiz Rodrigo Grochocki, apresentou o Centro de Ciências Forenses (CCF) na UFPR, à comitiva da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). A visita teve como objetivo mostrar as pesquisas desenvolvidas para a segurança do estado aos representantes nacionais e valorizar a cooperação dos integrantes do Centro e o trabalho desenvolvido com os peritos da instituição estadual.
“Muitos dos nossos investimentos vêm do Governo Federal e, por isso, é importante que a equipe da Senasp tenha conhecimento dos trabalhos desenvolvidos, bem como de nossas necessidades, para futuras parcerias e convênios”, ressalta o Diretor Grochocki, ao explicar um pouco da necessidade de apresentar aos representantes nacionais da Segurança Pública a forma como os investimentos têm sido aplicados na ciência forense do estado.
Em parceria com a Polícia Científica do estado, a UFPR edificou o Centro de Ciências Forenses do Paraná para que, sumariamente, suas pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos na área forense pudessem contribuir com os trabalhos da segurança pública. Como reflexo, os estudos desenvolvidos têm auxiliado na formação dos alunos vinculados à universidade e no hábil serviço prestado pela PCP.
O Coordenador Geral de Pesquisa e Inovação da SENASP, João Carlos Laboissiere Ambrósio, ressalta a importância das pesquisas feitas no Paraná para a ciência. “É um instituto (PCP) com uma direção que tem protocolos claros e bem estabelecidos, uma gestão de criminalística muito avançada. Não tenho dúvidas de que o trabalho aqui gerenciado tem trazido bons resultados para o desenvolvimento da ciência forense em geral”.
O CCF é formado por pesquisadores e laboratórios de diversas áreas, como da Ciência da Computação, da Engenharia Ambiental, da Física, da Farmácia, da Geologia e da Química. Destacando-se entre os objetivos do centro, está o auxílio no trabalho dos peritos criminais do Paraná a partir de significativas contribuições na identificação de substâncias ilícitas, análises ambientais, investigação de ataques cibernéticos e de microvestígios em cenas de crimes.
Estiveram presentes na visita o Diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o Diretor do Instituto de Criminalística, Mariano Schaffk Netto; o Coordenador Geral de Pesquisa e Inovação da SENASP, João Carlos Laboissiere Ambrósio; o Chefe da Balística Forense do Instituto de Criminalística do Paraná, Sandro Luis Kanning; a Perita Oficial Toxicologista da Polícia Científica do Paraná, servidora mobilizada da Senasp), Rachel Picada Bulcão; o Perito Criminal do Amazonas no projeto SINAB, Ladislau Brito Santos Junior e outros integrantes da comitiva e do laboratório da UFPR.
Fonte: http://www.seguranca.pr.gov.br/Noticia/Equipe-da-SENASP-e-da-Policia-Cientifica-do-PR-visitam-Centro-de-Ciencias-Forenses-na-UFPR?fbclid=IwAR07TdPKgeukdIJBJE7Ccw9TknDH8okrIqdxldB95zkptUOKdamyNnPkcJo