A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é uma das mais poderosas ferramentas de investigação científica disponíveis atualmente. Possui inúmeras aplicações, da exploração de petróleo a saúde pública. É empregada com frequência no controle de qualidade e combate a fraudes de uma série de produtos, devido a sua capacidade de fornecer respostas rápidas, precisas e com grande quantidade de informações em um único experimento. O Laboratório Multiusuário de RMN do Departamento de Química, ligado ao Setor de Ciências Exatas da UFPR, atua há mais de 15 anos na consolidação e desenvolvimento de metodologias para o controle de qualidade de alimentos, bebidas, medicamentos e diversos outros. A infraestrutura disponível no Laboratório de RMN foi estabelecida com recursos públicos provenientes de recolhimento de impostos e concedidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Telecomunicações, pelo Ministério da Educação e pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Paraná. |
Neste momento, os olhos da Ciência estão voltados a uma pergunta: como enfrentar a epidemia da COVID-19? A RMN está contribuindo de maneira muito significativa para encontrar respostas, sendo utilizada principalmente na Austrália e no Reino Unido não somente para o diagnóstico da doença, mas também para o entendimento das consequências da doença no futuro.
Na UFPR, estamos utilizando a técnica de RMN HR-MAS, de forma pioneira, para determinação do teor de álcool etílico em sanitizantes a base de álcool gel. A alta demanda por este tipo de produto tornou necessária uma metodologia de análise direta, rápida e de baixo custo para garantir o atendimento às normas da Anvisa. Consequentemente, eliminar de maneira eficiente os patógenos causadores de doenças, especialmente a COVID-19. Através do Centro de Ciências Forenses, em colaborações com a Secretaria de Segurança Pública, Polícia Científica do Paraná e Polícia Federal, a técnica já foi utilizada para o atendimento de demandas provenientes de apreensões.
Neste momento, em que todos devemos contribuir para evitar a disseminação do vírus e salvar vidas, nós professores do Setor de Exatas da UFPR, comprometidos com a função social da instituição e buscando auxiliar a população de uma forma imediata, disponibilizamos a toda comunidade a possibilidade de submeter amostras de álcool em gel para averiguar o teor de álcool contido nos produtos.
As análises serão realizadas de forma absolutamente gratuita, respeitando as considerações de sigilo com relação a marcas e registros. O objetivo desta ação comunitária é auxiliar àqueles que, por alguma razão, desejarem confirmar a qualidade e eficiência dos produtos a que tem acesso para que as medidas de prevenção possam ser verdadeiramente eficientes.
O email para agendamento dos testes é o: alcoolgel@c3sl.ufpr.br