Nesta quarta-feira (23), o Centro de Ciências Forense realiza seu evento de inauguração, “Ciências Forenses em ação”. A cerimônia ocorre de maneira online. O objetivo da cerimônia é lançar o CCF, apresentar o projeto e discutir a área das ciências forenses. Participaram da abertura cerca de 145 pessoas.
A programação é dividida no período da manhã e da tarde. São palestras com convidados da Polícia Científica do Paraná, da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, do Student Chapter de Geologia Forense e do Comitê Gestor do Centro de Ciências Forenses.
O evento iniciou com a solenidade de abertura. Estavam presentes na mesa oficial a Vice-Reitora da Universidade Federal do Paraná, a Graciela Bolzón de Muniz; o diretor do Setor de Ciências Exatas, Marcos Sunye; o Diretor Geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o Perito Criminal Federal, Fábio Augusto da Silva Salvador; e a Coordenadora do Centro de Ciências Forenses da UFPR, Caroline Da Ros Montes D’Oca.
As falas giraram em torno da importância da criação do Centro de Ciências Forenses para a Universidade, para o desenvolvimento científico e para a segurança pública.
O Centro de Ciências Forenses é pioneiro e tem como meta a formação de recursos humanos altamente qualificados, a inserção de ferramentas modernas e de alta tecnologia na investigação forense, além da difusão de conhecimento na área: “contribuir para o atendimento às demandas da sociedade brasileira, principalmente por meio de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na área forense em projetos de colaboração entre a Universidade e os órgãos de fiscalização e controle”, explica a professora Anelize Rumbelsperger, uma das coordenadoras do CCF.
Para conferir a programação e participar do evento entre no site: https://ccf.c3sl.ufpr.br/index.php/eventos/