Informações gerais
Área de avaliação: Química.
Áreas de concentração: físico-química, química analítica, química inorgânica, química orgânica.
Periodicidade da seleção: semestral para mestrado e fluxo contínuo para doutorado.
Linhas de pesquisa
- Catálise e cinética: Desenvolvimento de sistemas catalíticos e elucidação físico-química de processos utilizando modelos cinéticos.
- Eletroquímica: Desenvolvimento e caracterização de novos materiais, visando aplicação como condutores, semicondutores, catalisadores ou geradores e armazenadores elétricos.
- Físico-química de macromoléculas: Preparação de sistemas automontados a partir de macromoléculas e estudo de suas interações interfaciais. Síntese e caracterização de nanomateriais eletroativos e híbridos para a obtenção de dispositivos eletroquímicos de alto desempenho, como sensores, biossensores, eletrodos eletrocrômicos e eletrocatalíticos. Propriedades reológicas de polímeros.
- Desenvolvimento de metodologias, sensores analíticos e quimiometria: Determinação de espécies químicas utilizando técnicas analíticas instrumentais, análise por injeção em fluxo, processos de pré-concentração e ferramentas quimiométricas.
- Química Ambiental: Monitoramento, transporte e destino de contaminantes presentes no meio ambiente. Interações de íons metálicos com ligantes macromoleculares do ambiente.
- Remediação de resíduos sólidos, líquidos e gasosos: Desenvolvimento de processos avançados (fotocatalíticos e enzimáticos) para a remediação de resíduos. Preparo, caracterização e utilização de novos materiais fotoquimicamente ativos. Reciclagem, reutilização, tratamento e disposição de lixo e rejeitos gerados pela indústria química.
- Química bioinorgânica: Complexos de metais de transição como modelos de sistemas bioinorgânicos – estudos mecanísticos e de atividade catalítica.
- Química de coordenação: Síntese, caracterização, reatividade e aplicações de compostos de coordenação.
- Química de materiais: Preparação, aplicações e estudo de relações estrutura-propriedades em materiais poliméricos, semicondutores, híbridos, (nano)compósitos e compostos de intercalação e inclusão.
- Biocatálise e química de fitobiomassa: Transformação de resíduos agrícolas, florestais e agroindustriais. Produção de substratos a partir de recursos renováveis e de bioprodutos de interesse tecnológico. Biotransformação de substâncias orgânicas.
- Desenvolvimento e aplicação de metodologias de análise por ressonância magnética nuclear: Desenvolvimento de novas aplicações da técnica de Ressonância Magnética Nuclear, incluindo análises multinucleares de amostras em solução e no estado sólido, bem como o emprego da técnica na caracterização e elucidação estrutural de compostos orgânicos e inorgânicos.
- Química de polímeros: Obtenção e caracterização estrutural, mecânica ou morfológica de polímeros sintéticos de aplicação tecnológica. Aspectos químicos e físico-químicos de biopolímeros naturais e semi-sintéticos, envolvendo extração, caracterização, propriedades e aplicações.
- Química de produtos naturais e ecologia química: Estudo fitoquímico, isolamento e identificação de metabólitos secundários. Investigação dos mecanismos e identificação dos componentes químicos envolvidos nas interações inseto-inseto (feromônios) e inseto-planta (cairomônios).
- Síntese de compostos orgânicos: Desenvolvimento de novas metodologias de síntese e suas aplicações.
Mestrado
Conceito Capes/2017: 7
Total de créditos para titulação: 52
- Disciplinas: 18
- Trabalhos de conclusão: 34
- Outros: 0
Equivalência Hora-Aula/Crédito: 15
Doutorado
Conceito Capes/2017: 7
Total de créditos para titulação: 104
- Disciplinas: 36
- Trabalhos de conclusão: 68
- Outros: 0
Equivalência Hora-Aula/Crédito: 15