Curso de graduação em Matemática Industrial

Informações gerais

Título conferido: Bacharel em matemática industrial

Departamento de vínculo: Matemática

Avaliação do Ministério da Educação (MEC): Conceito 4 (CC/2015)

Vagas oferecidas: 40 vagas anuais com entrada no primeiro semestre.

Duração: Mínimo de 8 semestres (4 anos) e máximo de 12 semestres (6 anos).

Turno: Vespertino (tarde).

Estruturado em 5 módulos que totalizam 2.690 horas.

1. Formação básica (1.110 horas): Disciplinas obrigatórias para preparação da base em matemática superior, ciências exatas e computação.
  2. Formação profissionalizante (830 horas): Disciplinas optativas para preparação teórico-prática do estudante (Otimização, Análise Numérica, Pesquisa Operacional, Métodos de Matemática Aplicada, Algorítmos e Estrutura de Dados Avançados).
  3. Formação complementar obrigatória (260 horas): Compreende 200 horas de estágio supervisionado e 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso.
  4. Formação complementar optativa (300 horas): Disciplinas optativas que permitem ao aluno aprofundar-se em subáreas de acordo com seus interesses e aptidões.
  5. Atividades formativas (200 horas): Disciplinas eletivas, estágio não-obrigatório, monitoria, iniciação científica, extensão, educação à distância (EAD), representação acadêmica, Programa Especial de Treinamento (PET), Empresa Júnior, entre outros.

Possibilidades profissionais

O matemático industrial atua na organização de uma instituição para otimizar a sua produção e desempenho de funcionários. Isso pode ser feito por meio de: controle de processos, gerenciamento de projetos, logística, controle de fluxo, transporte, economia e mercado financeiro, modelagem de sistema de produção, otimização de processos, redes neurais e inteligência artificial e processamento de dados.

O aumento de produtividade é algo cada vez  mais procurado pelas instituições, tanto no setor público quanto na iniciativa privada, o que compõe um mercado de trabalho fértil para o matemático industrial. Além disso, o contexto brasileiro de desigualdades sociais dão um foco peculiar para o trabalho do matemático industrial. Este profissional busca soluções para a nossa realidade específica ao mesmo tempo em que obedece parâmetros internacionais de controle e qualidade.

O bacharel em matemática industrial também pode seguir carreira como pesquisador, tanto acadêmico, por meio da pós-graduação, quanto nas empresas que buscam o desenvolvimento de novas soluções para seus problemas.

Perfil do egresso

O egresso de matemática industrial domina conhecimentos e técnicas matemáticas e industriais que o capacitam para enfrentar desafios, inovar e propor soluções práticas para problemas reais. Ele domina:

• Conceitos básicos da matemática pura e aplicada;
  • Matemática correspondente às aplicações a processos industriais e gerenciais;
  • Mecanismos de análise, avaliação e decisão.

Site institucional do curso