Cursos de graduação em Química

Informações gerais

Título conferido: Licenciado em química ou bacharel em química

Departamento de vínculo: Química

Avaliação do Ministério da Educação (MEC):

• Bacharelado
    • Conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2014)
    • Conceito 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/2014)
  • Licenciatura
    • Conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade/2014)
    • Conceito 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC/2014)

Vagas oferecidas: 106 vagas anuais – 66 para o período diurno (bacharelado e licenciatura) e 40 para o período noturno (apenas licenciatura).

Duração: Mínimo de 8 semestres (4 anos) e máximo de 12 semestres (6 anos) para habilitação única. Mínimo de 10 semestres (5 anos) e máximo de 14 semestres (7 anos) para as duas habilitações simultaneamente.

Turno:

• Bacharelado: Diurno
  • Licenciatura: Diurno ou noturno
  • Bacharelado com licenciatura: Integral (manhã e tarde)

Possibilidades profissionais

As possibilidades profissionais da química mudam de acordo com a modalidade de curso escolhida: licenciatura ou bacharelado. A licenciatura prepara professores para a educação básica e para a pesquisa sobre o ensino, enquanto o bacharelado forma profissionais para a carreira acadêmica e para atuação no setor público e privado.

No Brasil, a grande demanda por químicos está na área de educação – há uma carência de professores qualificados. A licenciatura capacita o estudante para lecionar em escolas públicas e particulares, de ensino médio e fundamental, e também para atuar no desenvolvimento de material didático.

Já o bacharel tem perfil de pesquisador, voltado para trabalhar empresas e organizações, onde pode conduzir pesquisas e desenvolver tecnologias. São diversas as áreas em que pode atuar: petroquímica, química fina, alimentos, papel e celulose, polímeros, fertilizantes, tintas, cosméticos, tratamento de água, esgoto e saneamento.

Também há a opção de tornar-se pesquisador e professor de ensino superior ao continuar os estudos acadêmicos na pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). O licenciado está mais capacitado para especializar-se na área de educação e o bacharel na área de química.

Perfil do egresso

Licenciatura

Este profissional tem uma visão abrangente do papel do educador e dedica-se ao exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio. O egresso da licenciatura tem condições de:

• Compreender os conceitos, leis e princípios da química e de como esta ciência vem sendo construída;
  • Lecionar química no ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas e particulares;
  • Decidir, diante de cada conteúdo e classe de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico;
  • Trabalhar em laboratório e usar a experimentação em química como recurso didático;
  • Escrever materiais didáticos e avaliar criticamente os que já estão disponíveis no mercado – livros, apostilas, manuais e programas computacionais.

Bacharelado

Este profissional tem formação generalista, sólida e abrangente dos conteúdos da química em todas as suas áreas de atuação. O egresso do bacharelado em química tem condições de:

• Dominar os aspectos conceituais, históricos e epistemológicos fundamentais da química;
  • Elaborar pesquisas básicas e de desenvolvimento de métodos, produtos e aplicações;
  • Realizar análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas e bromatológicas;
  • Planejar a instalação de laboratórios químicos, especificando e supervisionando a instalação de equipamentos;
  • Exercer atividades de direção supervisão, responsabilidade técnica, assistência técnica, consultoria, assessoria e perícia;
  • Exercer as atribuições em atividades de vendas, marketing, segurança, administração pública e outras nas quais o conhecimento da química seja relevante.

Site institucional do curso