O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) é recomendado pela CAPES, e foi criado na UFPR pelo Conselho Universitário, em dezembro de 2009, oferecendo, a partir de 2010, o Curso de Mestrado Acadêmico. Desde a abertura do curso de Mestrado até o mês de maio de 2019, o PPGECM foi responsável pela formação de mais de 156 mestres, os quais estão atuando em diferentes estados brasileiros e também no exterior. A partir de março de 2019, com a aprovação do Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES, iniciou-se a instalação do curso de Doutorado Acadêmico no PPGECM, com a abertura da primeira turma prevista para o segundo semestre de 2019.
O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática vai se consolidando nacional e internacionalmente, contando, em 2021, com 30 docentes, vários deles com pós-doutorado na área de Educação em Ciências e Educação Matemática. Todos os docentes estão vinculados a uma linha de pesquisa, bem como atuando em diferentes grupos de pesquisa da UFPR e UTFPR, sendo responsáveis por projetos e parcerias com importantes grupos de pesquisa nacionais e internacionais.
Assim, de forma planejada e organizada, o PPGECM está se tornando um importante centro de referência na pesquisa em Educação em Ciências e Educação Matemática e na formação de mestres, doutores e pós-doutores nestas áreas.
O PPGECM tem objetivos relacionados às particularidades da produção científica gerada no âmbito do Programa, ao perfil geral do pesquisador que se pretende formar e ao perfil específico do pesquisador que se pretende formar.
Perfil do Egresso
Espera-se que o egresso do PPGECM seja um pesquisador no campo da Educação em Ciências e em Matemática, atuando na carreira acadêmica. Além disso, o PPGECM espera contribuir para formar profissionais capazes de assumir responsabilidades de gestão, planejamento e avaliação de políticas públicas no campo da educação bem como ampliar as possibilidades de atuação para professores da Educação Básica, favorecendo uma compreensão mais dinâmica da complexidade de sua atividade profissional e a promoção de pesquisas que sejam articuladas com sua atuação na docência.
Coordenação do PPGECM
Everton Bedin e Gabriel dos Santos e Silva